terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ainda hoje


Apesar de tudo parecer muito calmo no CBD (Central, Commercial District) a confusão é grande em Bangkok e é esperada a qualquer momento uma mensagem televisiva do primeiro Ministro.

As entradas de Bangkok estão controladas pelo PAD que diz ter 300.000 homens na rua o que é desmentido pela Polícia.

Manifestantes entraram na Government House, ainda que se tenham mantido nos jardins, com a desculpa de que estava muito calor lá fora e queria repousar-se na relva. Essa entrada, que foi à força com a destruição de algumas barreiras foi liderada por outro dos frentistas o ex Governador de Bangkok ,Major General (R) Chamlong Srimuang.

É reportado que o PAD tomou conta de vários pontos vitais dentro da cidade. O PPP já anunciou que se até ao fim do dia o Governo não for capaz de controlar a situação irão organizar eles próprios movimentos de forma a contrariar as investidas do PAD.



Entretanto de acordo com outra fonte a Polícia emitiu mandados de captura contra os cinco lideres do PAD. À esquerda Shodi, com os PAD Guards e à direita Chamlong.


Como prometido o PM falou ao pais, e solicitou à Polícia para "limpar" as ruas dos protestos de forma a que a cidade e o pais possam voltar a funcionar. Disse que não podia tolerar mais os cinco lideres que equiparou a um "street gang". Contudo não declarou, ainda, e coloco esta ressalva da minha parte pois penso que será o próximo passo, o Estado de Emergência, que reputo necessário para levar a cargo esse regresso à normalidade.

Até quando vão manter o sangue frio que é necessário nestas circunstancias?

Logo se verá.

5 comentários:

Anónimo disse...

"foi liderada por outro dos frentistas e ex Primeiro Ministro Chamlong Srimuang."-- Olhe que Chamlong nunca foi PM; foi sim governador de Bangkok alem de outros cargos importantes associados ao General Prem.
saudações,
Rui Belo

margarida disse...

Por galvanizante que seja, cautelas são imperativas.
Nada de descidas aos infernos.
S.f.f.

Tino disse...

"Mandado" e não "mandato de captura".

"Mandado" porque significa "ordem".

"Mandato" é um poder de que alguém é investido.

Unknown disse...

Agradecem-se os contributos.É esta comunidade de ideias que faz avançar.

Unknown disse...

Como lamento toda agitacao que se instalou de novo em Novembro estava em Bangkok politicamente nao fiquei mto esclarecida a minha saida foi feita pela Base Militar e duas semanas so a ver a BBC e a televisao local em thai nao deu para saber mto e as pessoas nao gostam de falar da politica do pais com estrangeiros,vou voltar a esse pais que eu gosto tanto no final de Marco vou ficar atenta aos seus diarios Mto obg

Susana Sousa