sábado, 30 de agosto de 2008

30 Agosto


Só uma nota rápida para informar que a situação parece completamente fora de controlo após os ataques e acções conduzidas ontem a partir do meio da tarde pelo PAD e pela retirada, forçada pelos militares ,das forças da Polícia.

Os aeroportos de Hat Yai, Phuket e Krabi foram invadidos e vandalizados por multidões fora do controlo, o comando da Polícia Metropolitana de Bnagkok também foi alvo de uma tentativa de invasão com prejuízos enormes causados em grande quantidade de carros e equipamentos da Polícia, voltaram a ser bloqueadas estradas e acessos em Bangkok, o PAD reconquistou as suas posições em Mhakkawan Bridge e de alguma forma controlam a situação passeando-se impunemente pelas zonas da cidade que controlam.

Os militares pressionam Samak para se demitir e este está neste momento a caminho de ser recebido em audiência pelo Rei em Hua Hin, supondo-se que para apresentar a sua demissão.

Os Partidos da coligação convocaram uma sessão de emergência para esta manhã no Parlamento para discutir e encontrar uma saída para a situação. A cerimónia que o Principe Vajilalongkorn deveria presidir em honra dos Reis não é falada e pensa-se que não tomará já lugar.

Os turistas que estavam em Phuket e se viram envolvidos no ataque ao aeroporto e deveriam viajar ontem, acabaram por ser transportados para Bangkok em vôos especiais. Entretanto os aeroportos foram reabertos mas existem alguns estragos especialmente em Phuket.

Parece que o controlo da situação está fundamentalmente na mão do General Anupong Pojinda, o Chefe do Estado Maior do Exército, no fundo o homem que tem as armas. Anupong é contudo bastante moderado e disciplinado pelo que o Comandante Supremo, o General Boonsang Niampradit ,deverá ter uma palavra a dizer. Quem está a sair fortemente "ferida" desta evolução é a Polícia que foi obrigada pelos militares a recuar mas não viu da parte destes nenhum gesto de simpatia ou protecção.

É claro que o que precede neste momento não é o cumprimento da lei e a própria decisão do Tribunal Civil de revogar a sentença que condenava o PAD a sair da Government House é vista como a vitória da "não lei".

As próximas horas irão por certo mostrar o caminho sabendo-se que quase de certeza Samak irá sair de cena. Para agora deixa-se aqui esta curta nota

Sem comentários: