sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Última Hora


A Polícia começou a sua investida contra os manifestantes, utilizando gás lacrimogénio, e para já consegui recuperar parte da Government House dispersando os manifestantes que encontrou pelo caminho sem fazer prisões.

Entretanto em Makkhawan Rangsan Bridge, em frente ás Nações Unidas, onde os manifestantes tinham montado os seu "centro" desde 25 de Maio, o palco e todas as tendas foram destruídas pelas forças policiais que clamam ter encontrado muitas armas, tipo bastões, tacos de golfe e baseball, bem como correntes de ferro e droga.

O numero muito superior das forças da Polícia e o cansaço dos manifestantes está a facilitar a operação.

Contudo a situação ainda é confusa e declarações feitas esta manha como a do antigo General Pallop de que se o "seu amigo" Chamlom fosse preso ele tomaria o seu lugar e que sangue poderia ser vertido como em 1992 , não ajudam nada a pacificar.

Até ao momento a Polícia não consegui chegar junto dos lideres que estão sendo procurados na sequência dos mandados de captura.

Entretanto os lideres chamaram as suas forças para se reagruparem e lutarem tendo sido distribuídas mascaras de gás aos manifestantes.

As manifestações alastram um pouco pelo país como a paragem dos comboios, o controlo dos aeroportos de Hat Yai e de Phuket, e o reagrupamento das forças do PAD, na sequência dos apelos da ASTV (estação de TV por cabo do PAD, entretanto retirado do ar) na Royal Plaza, atacando a Policia e tentando retomar anteriores posições. O Sindicato das Empresas Estatais apelou entretanto a uma paralisação geral.

Senadores e o lidere do Partido Democrata visitaram o local onde há confrontações e solicitaram à Polícia o não uso de força e a permissão para deixar que ambulâncias possam ir recolher os feridos ligeiros existentes.

Os militares só deram um sinal mas que pode ser importante. O Chief Adviser do Comandante Supremo deslocou-se ao Comando da Policia solicitando a retirada dessa força da Government House. Efectivamente 30 minutos depois isso aconteceu.

Entretanto o PM está reunido de urgência com as chefias militares.

Sem comentários: