sábado, 10 de maio de 2008

Wan Pued Cha Mongkol


O Secretário Pernanente



Ontem foi, aqui na Tailândia, o Wan Pued Cha Mongkul, que não tem tradução mas é o dia que marca o inicio da plantação do arroz.

Muito mais do que isso este dia é um hino ao país agrícola que é a Tailândia.

Apesar de uma forte componente industrial na balança comercial do país, computadores, automóveis, aparelhos de ar condicionado como os principais produtos, a Tailândia é um país ainda predominantemente agrícola e onde a industria alimentar assume grande importañcia.

É um dos poucos países do Mundo auto sustentável no plano alimentar, excedentário na balança comercial nesse sector. É o maior exportador mundial de arroz, o maior exportador mundial de frangos ( cerca de 40% dos frangos que se comem na Europa provêm daqui ), de camarão e outros produtos alimentares.

A borracha é outro dos produtos no topo das exportações.

A cerimónia de ontem, que começa às 8.30 da manhã nos terrenos adjacentes ao Royal Palace (o templo do Buda Esmeralda ou Wat Phra Kaew) em Sanan Luang, foi presidida pelo Princepe Maha Vajiralongkorn, herdeiro aparente do trono.

O mestre de cerimónias é o Secretário Permanente do Ministério da Agricultura ( equivalente ao nosso Director-geral mas com mais poder ) e os astrólogos, baseados na escolha dos bois para a cerimónia e na carta astrológica do Secretário, prevêem um ano de abundância no Reino.

A cerimónia começa quando o rei ou o seu representante deita água na fronte do Secretário Permanente da Agricultura e o investe na qualidade de Lord of Ploughing. Não sei como traduzir correctamente a palavra. Significa a acção de arar, trabalhar a terra para que ela receba as sementes e produza.

Depois são trazidos bois, a tradição na agricultura de puxar os arados, e é lhes oferecido erva, arroz, milho, aveia e sesamo. Aquilo que os bois escolherem é o produto que se prevê que venha a ser abundante na próxima colheita.



Estas festividades são presenciadas por muitos milhares de pessoas, vindas de todos os cantos do país e que passam a noite em Sanan Luan só para conseguir um bom local de observação

A cerimónia termina com o reconhecimento público dos melhores agricultores do ano passado, daqueles que obtiveram as melhores colheitas e com os desejos de que a terra seja abençoada e traga fartura para a Tailândia.









Sem comentários: