domingo, 11 de maio de 2008

Burma




Os numeros não param de crescer e a teimosia da Junta militar também não. A Cruz Vermelha refere que nunca menos de 63.000 pessoas terão morrerido mas que muito provávelmente o numero será superior a 100.000.

Para além da teimosia em deixar a maior parte da ajuda humanitária empacotada no aeroporto de Yangoon sem que ela possa ser distribuida, com a desculpa de que tem de ser inspecionada e desalfandegada, ainda há noticias, aqui em Bangkok, de que em parte da ajuda ida da Tailândia foram colocados por cima da bandeira da Thailândia autocolantes dizendo que a ajuda era da Junta para o povo de Burma.

Tamanha hipocrisia só espanta por vir de corpos que parecem ser de pessoas mas na realidade são de monstros quaisquer que se acoitam nas casernas mais escuras de Naypidaw.

Um reporter da CNN conseguiu fazer uma volta pelo local do desastre, filmar a devastação e sair do país embora sempre acossado pelos birres do regime.

Se puderem ver no site da estação vejam. É arrepiante.

O PM Ministro da Tailândia parece estar mais convencido de que as suas palavras à dias sobre Burma e a Junta foram despropositadas, e sofreu agora um grande revés quando anteontem disse que ía lá falar com a Junta para os encorajara a aceitar a ajuda internacional. A resposta que obteve é de que os generais estavam muito ocupados para o receberem. Em bom português isto chama~se meter a viola no saco.

Na realidade estvam muito ocupados porque, apesar de todo o sofrimento daquele povo, o referendum para confirmar e cimentar o poder deles foi realizado. excepto em Rangoon e no delta do Yrawaddy, e foi de tal maneira que as pessoas eram literalmente arrastadas para votar e colocar a cruz na casa do Sim.

Por certo será declarada um grande vitória do Gen Than Shew e que foi dado um gigantesco passo para a restauração da democracia. Já estou a ver as manchetes dos jornais amanhã.

O resto são só milhares de corpos a boiar nas águas ou encurralados no meio dos destroços. Nada de importante.

Uma reporter americana escrevia um dia destes se o caso do Nargis não era mais do que razão para que Burma fosse envadida por uma coligação mundial em nome da humanidade.

Por menos do que isto o Iraque foi invadido.

O que pensariam disto os Chineses?

Sem comentários: