quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nargis


Cinco dias decorridos sobre a catástrofe que assolou Burma, o numero de mortos não para de aumentar e no ultimo relatório recebido de Yangoon, a antiga capital, já se fala em 100.000 mortos e 5.000.000 de desalojados.

Diz o Bangkok Post que uma coisa a Junta pode estar segura a partir deste momento.

Raiva. Raiva das populações que viram tudo ser destruído quando quer a Índia quer a Tailândia avisou os serviços metereologicos locais com 48 horas de antecedência, quando são as populações e os monges em particular que fazem as operações de limpeza dos destroços enquanto os soldados e policias nem são vistos, quando a fome aperta e a ajuda espera por questões burocráticas (fundamentalmente por medo de perder o controlo férreo sobre tudo e todos).

Não há ate ao momento conhecimento da morte de nenhum Europeu embora uma das zonas afectadas era uma estância balnear no sudoeste do pais. Contudo as informações dizem que os hotéis nessa área resistiram.

Este é o pior desastre natural desde o Tsunami de 26 de Dezembro de 2004 na região.

Ontem um avião das Nações Unidas foi autorizadado a partir para o território mas é muito pouco para as necessidades e para aquilo que está disponível. A Tailândia tem, devido a sua situação preveligiada de pais irmão membro da ASEAN e fronteiriço, sido aquele que consegue fazer chegar mais ajuda e mais rapidamente ao pais.

Sem comentários: