sexta-feira, 16 de maio de 2008

Visakha Puja


Na próxima Segunda-feira, dia de lua cheia do sexto mês do calendário lunar, celebra-se o mais importante dia para a religião Budista o Visakha Puja .

Os chineses, cuja sabedoria domina o viver das populações na maioria da Ásia, contam os dias a partir do movimento da Lua. Um coisa que é interessante é que o aniversário das pessoas varia sempre de ano para ano, e não é estável como o nosso, visto contarem o nascimento da pessoa em número de dias após uma certa fase da Lua.

O Visakha Puja Day é o dia em que se comemora, o nascimento de Lord Buddha, a sua iluminação, onde ele consciencializa as quatro verdades que podem libertar o ser humano, e a sua morte.

Neste dia resume-se quase que toda a relação dos Budistas com a prática dessa religião ( alguns consideram que o Budismo não é religião mas uma filosofia de vida )

As quatro verdades de que Gautama Buddha falou são.

1) A verdade da dukkha - a nossa insegurança causada pela insatisfação, o stress, instabilidade

2) A verdade da causa da dukkha - Dukkha é causada pela thana a nossa ganância e avidez

3) A verdade do fim da dukkha - Acabe-se com a causa da dukkha e esta termina

4) A verdade do caminho - O Caminho para eliminar a dukkha é composto por oito ensinamentos

Os Oito Ensinamentos - Atthangika-Magga - que ajudam a terminar a dukkha.

- Perfeita compreensão
- Perfeito pensamento
- Perfeito discurso
- Perfeita conduta do nosso corpo
- Perfeito sustento
- Perfeito esforço
- Perfeita atenção
- Perfeita concentração

A tradução não é muito rica mas penso que poderão ter uma ideia daquilo que são os Ensinamentos, não muito longe dos Mandamentos da Religião Católica.

O grande objectivo de um budista é o Nirvana (numa tradução muito livre , a morte) mas como todos os budistas pensam sempre que irão receber no futuro aquilo que fizeram na sua vida (um principio de que por vezes nos esquecemos bastante) sabem que para atingir esse objectivo, em plena comunhão com o mundo, devem entender as quatro verdades e praticar os oito ensinamentos continuadamente.

Lord Buddha ensinou aos seus discipulos:

- Quando olharem, só vejam
- Quando ouvirem só ouçam
- Quando cheirarem só cheirem
- Quando tocarem só toquem
- Quando conhecerem só conheçam

Estes príncipios têm a ver com a necessidade de saber apreciar sem presumir.

É no essencial esta a verdade do Theravada Buddhism a "religião" dominante na Tailândia e praticada por cerca de 95% da população.

Por isso este fim de semana é um grande fim de semana e a próxima Lua Cheia, dia 19, o mais significativo. Desde o pôr do sol de Domingo até ao fim da Segunda-feira não são vendidas bebidas alcoólicas.



As celebrações começam com uma procissão de velas (Wian Tian) feita á noite, "depois do trabalho no campo". Na Tailândia quase tudo está relacionado com a terra e a produção de arroz e estamos na estação em que se inicia o plantio como expliquei no artigo

O Rei e a Rainha irão ao Wat Phra Kaew (o templo do Buddha Esmeralda) participar no Wian Tian no templo que é um símbolo de Bangkok.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinceramente estamos a gostar! Muito bem escrito!
Parabéns