quarta-feira, 14 de maio de 2008

Burma


Até agora 18 países da União Europeia doaram cerca de 19 milhões de Euros em dinheiro. através de ONGs, para as vítimas em Burma, para além de várias outras formas de ajuda, como milhares de toneladas de comida e outra ajuda humanitária distribuída directamente.

E Portugal? Onde está a nossa contribuição?

Acabo de vir de uma reunião dos doadores, Australia, Canada, Estados Unidoa, Japao, Suica e Uniao Europeia onde se analisou a situação da ajuda as suas dificuldades e o que ja se conseguiu. A disponibilidade é grande e a ajuda está pronta a ser distribuída mas a atitude do Governo de Burma continua a ser a de dificultar as operações.

Os vistos são dados ás pinguinhas, o acesso á zona do delta está proíbido e ainda existem muitas dúvidas sobre a logística da distribuição.

Mas vai-se avançando e isso é o que conta para já. A coordenação é boa e os países doadores estão empenhados.

Por outro lado a pressão diplomática é grande com o apelo feito pelo Secretário Geral das Nações Unidas e a ida a Burma do Comissário Louis Michel e também do Primeiro Ministro da Tailandia todos tentando fazer ver á Junta a necessidade de abrir o país á ajuda humanitária.

Existe a percepção de que os Generais da Junta estão, propositadamente, mal informados sobre o que na realidade aconteceu e simultnâeamente convencidos de que sãoao capazes de resolver por eles mesmos a situação. Não admira que quem lhes transmite as mensagens as adoce com medo de represálias e parece, igualmente, ser verdade de que a TV local o que mostra é tão sómente imagens menores.

Os dias que se seguem serão cruciais para aquilatar do efeito da ajuda que o Mundo quer dar.

2 comentários:

Anónimo disse...

O 1º MINISTRO E MAIS NÃO SEI QUANTOS MINISTROS E COMITIVA ANDAM A BAJULAR O IMPREVÍSIVEL CHAVEZ

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Não vimos em defesa de ninguém. Porém é feio dar uma opinião no anonimato... Vivemos numa sociedade democrática que consagra a liberdade de expressão. Decobra-se homem! Saudações do VIROSOS