quinta-feira, 15 de maio de 2008

O passageiro Sousa/José


O Primeiro Ministro José Sócrates Pinto de Sousa pediu desculpa por ter fumado no voo para a Venezuela afirmando simultâneamente " se violei alguma lei internacional peço desculpa"

Vamos a ver de quem é a culpa.

Em principio é do Comandante do avião.

Dois casos se podem ter passado. Não ter sido feito o aviso, que sempre é, de que o voo é não fumador, como todos os são, ou, se o foi, a tripulação não ter advertido o passageiro de que estava a violar os regulamentos e incorria num procedimento que pode lavar inclusive a ser preso no porto de desembarque.

Quem é o responsável pela tripulação é o Comandante após o primeiro escrutínio do Chefe de Cabina.

Como não é credível que não tenha sido feito o aviso de que o voo era "não fumador", a culpa é por certo do Comandante do avião que condescendeu com o abuso feito por um, ou mais, passageiro dos regulamentos a bordo da aeronave.

Penalize-se o Comandante pela incorrecção da conduta que pôs em perigo a segurança do Primeiro Ministro de Portugal.

Hoje em dia os voos são não fumadores pois chegou-se a conclusão de que, quando o eram, isso constituíam uma forte violação das medidas de segurança para os passageiros por dois motivos. Sanitários e de prevenção contra possíveis incêndios que podiam ser determinantes para a estabilidade do aparelho.

Contudo existe um outro pormenor a realçar neste historia triste. O passageiro Sousa/José ( é assim que as pessoas são identificadas nos respectivos títulos de transportes ) é nem mais nem menos do que o Primeiro Ministro de Portugal e ainda mais do que os outros cidadãos não pode vir dizer que desconhece a lei.

O desconhecimento desta não aproveita a ninguém, um dos princípios básicos do Direito, pelo que ninguém pode avocar em circunstancia alguma em sua defesa esse desconhecimento.

Errado, muito errado, Senhor Primeiro Ministro

1 comentário:

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo e o exemplo vem do alto!
VIROSOS apresentam-lhe os parabéns pela excelente peça! ´
Viva a liberdade de expressão e os "sem-medos".