terça-feira, 13 de maio de 2008

Aldeia Global


Escritórios evacuados em Sathorn


Ontem, surpreendido, recebi uma mensagem de Lisboa que rezava assim "Foi só susto? Soube agora".

E eu sem ter tido susto algum lá perguntei. "Susto?".

Sim, o tremor de terra responderam-me. Pesquisei nas agências noticiosas, nos jornais e nada.

Mais tarde vim a saber do tremor de terra na província de Sichuan na China que ao que parece, infelizmente, fez dezenas de milhares de mortos, entre os quais muitas crianças visto ter havido escolas que se desmoronaram por completo.

Na realidade em Bangkok a mais de 1.300 klm de distância o efeito foi sentido de tal forma que houve prédios, não muito longe de onde fica o edifício da Delegação, que evacuaram as pessoas para a rua.

Aqui neste 18 andar ninguém sentiu nada. Nem eu nem nenhum dos meus colegas nem houve nenhum aviso para evacuar o edifício.

Mas na realidade soube da notícia primeiro via Lisboa do que via Bangkok.

Os meios de comunicação hoje em dia encurtam as distâncias de tal forma que estas não existem para a informação.

O tremor de terra foi significativo, com uma amplitude de 7.9 na escala de Richter e foram sentidos inúmeras réplicas. A sua extensão foi tão grande que inclusive no Paquistão se fez sentir.

Um aspecto a realçar. As autoridades chinesas abriram por completo a área á comunicação social ( a CNN estava esta manhâ a transmitir em directo do local ) e o Primeiro Ministro, um geólogo por formação, deslocou-se de imediato para o local e aí ficou a acompanhar os serviços de apoio ás vítimas.

Bem pode passar a mesma mensagem ao seu protegido Than Shew.

2 comentários:

Anónimo disse...

E viva os blogs e todos os meios de comunicação q encurtam as distâncias. Liguei-lhe para saber se estava tudo bem... mas não me atendeu... vim aqui e fiquei a saber q tudo está bem... afinal, parece q demos mais nós pelo terramoto do q o Pai :)

bjnh

Anónimo disse...

O desenvolvimento da trágedia, na China, poderá ser visto em vários videos no VIROSOS