domingo, 22 de agosto de 2010

Orçamento

A votação sobre o Orçamento foi adiada para Terça-feira, uma decisão do Presidente do Parlamento Chai Chidchob, pai de Nevin, que deixou Abhisit visivelmente irritado como foi notório em muitas fotografias publicadas na imprensa.

A decisão teve por fundamento a necessidade de dar mais tempo à discussão de vários artigos da Lei vista haver muitos Deputados ainda inscritos. Nobre preceito democratico mas na realidade uma forma de tentar ainda obter mais alguns milhões por parte de uns parceiros de coligação sequiosos de fundos para preparar as próximas eleições.

O facto é que os Ministérios dominados pelo partido de Nevin obtêm no presente Orçamento consideráveis ganhos. Quer a Defesa quer o Interior, dois pilares para o controlo de eleições ganham cerca de 11% cada enquanto os Transportes chega aos 18%. Em contraste a Saúde e a Educação vêm os seus ganhos ficarem-se por 3 e 4% respectivamente e outros inclusive sofrem cortes na dotação.

Ontem o Bangkok Post publicava o cartoon acima que era bem descriptivo do actual momento e dos arranjos preparados para o futuro próximo pelo Orçamento.

Sem comentários: