domingo, 13 de junho de 2010

Together We Can

O Governador de Bangkok lançou no rescaldo dos acontecimentos que tantas marcas deixaram em Bangkok, como os edifícios destruídos que demorarão a ser reabilitados, uma campanha com o objectivo de chamar os bangkokianos a participar na devolução de um sorriso a esta cidade.

A campanha começou com a limpeza da cidade que foi feita num tempo record com um forte apoio dos habitantes da capital e entenderam estende-la à criação de ruas piedonais como foi já o caso de Silom e de Henri Dunant.

Silom recebeu este fim de semana pela segunda o evento, Silom Walking Street, e toda a rua desde Saladaeng até Naratiwas foi encerrada e transformada num grande mercado atraindo muitos milhares de pessoas apesar do intenso calor que se fez sentir.

Como em todos os mercados tailandeses vende-se um pouco de tudo. Ali pode-se encontrar quase tudo o que se necessita e muito em especial o que não se necessita a preços incrívelmente baixos mas mesmo assim o regateio faz parte do entretenimento.

A única nota negativa vai para umas escaramuças havidas ontem de manhã entre comerciantes.

O distrito de Bangrak tinha procedido ao registo prévio dos comerciantes interessados aos quais foram atribuídos os espaços. Quando estes se dirigiram, ontem de manhã, para os locais que lhes estavam destinados esses estavam na sua maíoria já ocupados por outros comerciantes que não se tinham registado o que acabou em pancadaria com a necessidade de a polícia ter de intervir para separar as partes em contenda.

A solução foi encontrada mas "à tailandesa" ou seja com um compromisso que me parece pouco correcto. A organização decidiu estender o espaço fechando Naratiwas entre Sathorn e Surawongse para que os comerciantes que tinham cumprido o requerido se instalassem enquanto os prevaricadores se mantiveram nos locais que tinham ocupado e que era na própria Silom. Conclusão deste incidente. Não cumprir as ordens emanadas pela municipalidade é o melhor caminho para garantir uma posição preveligiada nestes eventos. Em vez de ser o principio legal do prevaricador pagador é o do prevaricador ganhador.

Aparte este incidente os objectivos foram conseguidos com a adesão dos bangkokianos a estas iniciativas e isso é o mais importante num momento em que se fala tanto de reconciliação e em "descolorar" a vida das pessoas.

Sem comentários: