quinta-feira, 17 de junho de 2010

Passar à Acção


O Primeiro-ministro Abhisit fez ontem, num seminário em Bangkok, um conjunto de afirmações pouco usuais e deveras importantes.

Irei simplesmente traduzir partes do seu discurso e produzirei um pequeno comentário no fim.

"Ao longo dos meus 18 anos de vida política tenho visto os políticos de uma forma crescente a preocuparem-se mais com os seus interesses pessoais do que em servirem o país".

"Esta tendência continua e acentua-se. Muitas vezes perguntei aos políticos mais importantes qual era a visão que tinham sobre a situação política actual. Estaria melhor ou pior e a resposta unânime era de que tem piorado."

"A corrupção é também utilizada como a desculpa daqueles que têm levado a cabo os golpes de estado. Isto é uma das principais razões porque o desenvolvimento do país e da Democracia tem sido adiado"

Depois de falar do Departamento das Alfandegas como sendo aquele onde existe mais corrupção mencionou o facto dos cidadãos terem o direito de se mostrar profundamente desapontados com a actuação dos agentes do poder, mas sabem bem que não têm outra solução senão acabar colaborando na fraude.

Palavras corajosas as de Abhisit, embora não tenha mencionado outros sectores da sociedade onde a corrupção é tida por ser ainda maior. Todos sabem quais são e também que fazem parte dos tabus desta sociedade.

Agora faltam as acções, como dizem os ingleses " Walk the Talk"

Sem comentários: