quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma Montanha para Escalar

O Bangkok Post diz hoje que as Honduras são capazes de ser campeões do mundo de futebol antes que o plano de Abhisit para a reconciliação nacional consiga ser implementado, mostrando assim a total descrença sobre os propósitos do PM ou a sua capacidade para levar por diante tal plano.

Na realidade ninguém consegue acreditar naquilo que Abhisit tenta empurrar. Como já referi os partidos da coligação no poder não ligam nenhuma importância ao projecto afirmando mesmo que isso é um assunto do PM e que eles têm outras prioridades. Tal foi-me dito explicitamente por um Deputado do Bhum Jai Thai.

Abhisit nomeou várias comissões para levar por diante os trabalhos referentes a quatro dos cinco pontos do plano e espera que essas comissões possam apresentar conclusões até ao final do ano. Com este calendário, e acreditando que algo será produzido, eleições só serão possíveis no mínimo no final do primeiro semeaste de 2011 o que faz com que o mais correcto será levar a legislatura até ao fim, ou seja Dezembro de 2011. Note-se que por aquela altura há sempre dois pontos quentes na agenda política tailandesa que são o orçamento (e as lutas pelas dotações) e as nomeações para os postos de comando nas forças armadas e na polícia.

Entretanto enquanto o PM fala em reconciliação forças militares têm conduzido uma série de exercícios em várias províncias do Nordeste dando azo a muitos rumores sobre as verdadeiras intenções desses exercícios e da sua oportunidade visto estar ainda muito vivo nas cabeças das pessoas os confrontos entre os militares e os militantes vermelhos cuja principal base de apoio é precisamente o Nordeste do país a zona mais populosa e onde vivem cerca de 4 milhões de pessoas com um rendimento mensal inferior a 1.200 bath (25 Euros), de acordo com o que ainda ontem mesmo afirmou o Ministro das Finanças numa entrevista.

Para além desses movimentos militares as constantes buscas e prisões efectuadas pela polícia em várias zonas do Nordeste (há neste momento mais de 100 elementos ditos pertencerem à UDD que foram detidos por militares e cujo paradeiro é desconhecido) criam inquietação nas pessoas. Tal ficou bem demonstrado na massiva presença de activistas vermelhos no funeral de um elemento vermelho assassinado na passada semana em Korat. Este foi a primeira manifestação, embora espontãnea, do movimento pós 19 de Maio. Recentemente foram assassinadas 6 pessoas, todos vermelhos e na maioria no Nordeste, e os dedos estão apontados aos militares. A polícia, encarregue de averiguações, como sempre mostra-se inoperante.

A mesma inoperância aprece estar a contaminar a comissão liderada por Kanit (no cartoon acima procurando provas), encarregue de investigar os acontecimentos sangrentos de Abril e Maio em Bangkok, visto que este não consegue encontrar pessoas para a constituir.

Outro dos pontos que está neste momento indo no sentido contrário ao do anunciado pelo PM é o da reforma do sector de comunicação social. Lembre-se que Abisit disse querer uma comunicação social livre e responsável. O Dr. Gothom Ária na passada Segunda feira numa conferência na Universidade de Chulalongkorn quando lhe perguntaram qual era a sua opinião sobre aquela declaração do PM disse que para Abhisit responsável deveria querer significar "que não dissesse nada contra o governo". Entretanto o Governo criou uma Comissão (mais uma) para conter e reprimir (to repress foi a palavra usada) a utilização da internet com comentários tidos por contrários aos sentimentos monárquicos. O número de sítios de web bloqueados nos últimos tempos é muito grande e a política de "Big Brother" está definitivamente implementada. O Ministério da Comunicação e Informação viu o seu orçamento reforçado com verbas destinadas a contratar especialistas em informática para aquele efeito. O número de pessoal actualmente em funções no serviço disso encarregeado duplicou já durante este mês de Junho. Relembre-se que o orçamento para a Educação e Saúde, entre outros, foi reduzido.

Entretanto o país está a sofrer a pior seca de há décadas e, segundo me dizia um membro do Governo na semana passada, isso vai ser o pior problema que Abhsiit terá de enfrentar a curto/ médio prazo pois irá afectar a economia do Nordeste e do país de forma significativa. Sempre esta larga zona do país em rota de colisão com o PM. As principais barragens do país estão a um nível nunca visto e nas duas principais, Bhumiphol e Sirikit (nomes do Rei e da Rainha) só 4% (não é engano é 4%) das reservas existentes podem ser utilizadas.


Na realidade ainda vamos ver as Honduras ganhar o campeonato do Mundo de futebol antes de tudo o resto. Talvez em 3010, se ainda houver planeta Terra

Sem comentários: