Na realidade ninguém consegue acreditar naquilo que Abhisit tenta empurrar. Como já referi os partidos da coligação no poder não ligam nenhuma importância ao projecto afirmando mesmo que isso é um assunto do PM e que eles têm outras prioridades. Tal foi-me dito explicitamente por um Deputado do Bhum Jai Thai.
Abhisit nomeou várias comissões para levar por diante os trabalhos referentes a quatro dos cinco pontos do plano e espera que essas comissões possam apresentar conclusões até ao final do ano. Com este calendário, e acreditando que algo será produzido, eleições só serão possíveis no mínimo no final do primeiro semeaste de 2011 o que faz com que o mais correcto será levar a legislatura até ao fim, ou seja Dezembro de 2011. Note-se que por aquela altura há sempre dois pontos quentes na agenda política tailandesa que são o orçamento (e as lutas pelas dotações) e as nomeações para os postos de comando nas forças armadas e na polícia.
Entretanto enquanto o PM fala em reconciliação forças militares têm conduzido uma série de exercícios em várias províncias do Nordeste dando azo a muitos rumores sobre as verdadeiras intenções desses exercícios e da sua oportunidade visto estar ainda muito vivo nas cabeças das pessoas os confrontos entre os militares e os militantes vermelhos cuja principal base de apoio é precisamente o Nordeste do país a zona mais populosa e onde vivem cerca de 4 milhões de pessoas com um rendimento mensal inferior a 1.200 bath (25 Euros), de acordo com o que ainda ontem mesmo afirmou o Ministro das Finanças numa entrevista.
Para além desses movimentos militares as constantes buscas e prisões efectuadas pela polícia em várias zonas do Nordeste (há neste momento mais de 100 elementos ditos pertencerem à UDD que foram detidos por militares e cujo paradeiro é desconhecido) criam inquietação nas pessoas. Tal ficou bem demonstrado na massiva presença de activistas vermelhos no funeral de um elemento vermelho assassinado na passada semana em Korat. Este foi a primeira manifestação, embora espontãnea, do movimento pós 19 de Maio. Recentemente foram assassinadas 6 pessoas, todos vermelhos e na maioria no Nordeste, e os dedos estão apontados aos militares. A polícia, encarregue de averiguações, como sempre mostra-se inoperante.
A mesma inoperância aprece estar a contaminar a comissão liderada por Kanit (no cartoon acima procurando provas), encarregue de investigar os acontecimentos sangrentos de Abril e Maio em Bangkok, visto que este não consegue encontrar pessoas para a constituir.
Outro dos pontos que está neste momento indo no sentido contrário ao do anunciado pelo PM é o da reforma do sector de comunicação social. Lembre-se que Abisit disse querer uma comunicação social livre e responsável. O Dr. Gothom Ária na passada Segunda feira numa conferência na Universidade de Chulalongkorn quando lhe perguntaram qual era a sua opinião sobre aquela declaração do PM disse que para Abhisit responsável deveria querer significar "que não dissesse nada contra o governo". Entretanto o Governo criou uma Comissão (mais uma) para conter e reprimir (to repress foi a palavra usada) a utilização da internet com comentários tidos por contrários aos sentimentos monárquicos. O número de sítios de web bloqueados nos últimos tempos é muito grande e a política de "Big Brother" está definitivamente implementada. O Ministério da Comunicação e Informação viu o seu orçamento reforçado com verbas destinadas a contratar especialistas em informática para aquele efeito. O número de pessoal actualmente em funções no serviço disso encarregeado duplicou já durante este mês de Junho. Relembre-se que o orçamento para a Educação e Saúde, entre outros, foi reduzido.
Entretanto o país está a sofrer a pior seca de há décadas e, segundo me dizia um membro do Governo na semana passada, isso vai ser o pior problema que Abhsiit terá de enfrentar a curto/ médio prazo pois irá afectar a economia do Nordeste e do país de forma significativa. Sempre esta larga zona do país em rota de colisão com o PM. As principais barragens do país estão a um nível nunca visto e nas duas principais, Bhumiphol e Sirikit (nomes do Rei e da Rainha) só 4% (não é engano é 4%) das reservas existentes podem ser utilizadas.
Na realidade ainda vamos ver as Honduras ganhar o campeonato do Mundo de futebol antes de tudo o resto. Talvez em 3010, se ainda houver planeta Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário