quarta-feira, 26 de maio de 2010

Terrorismo?

Como quase todos os dias acontece explodiram no Sul do país, na província de Yala, esta manhã, duas bombas de cujo incidente sairam feridas 30 pessoas e 2 morreram.

A acção de separatistas muçulmanos no Sul do país, fundamentalmente desde 2004, já causou mais de 4.000 mortos entre a população civil e as forças da ordem aí estacionadas que são um total de cerca de 120.000 entre soldados, polícias e rangers fundamentalemente de uma força patrocinada por SM a Rainha.

Apesar de todo este aparato militarizado o conflito mantêm-se activo e os incidentes, mais ou menos sangrentos, acontecem com uma regularidade impressionante.

Pattani, Narathiwat e Yala são as três províncias mais afectadas e nelas vigora em parmanência a Lei Marcial garantindo a actividade das forças aí estacionadas contra os grupos teroristas que operam na região.

Interessante que os governos tailandeses nunca apelidaram os activistas muçulmanos a actuarem no Sul, sabendo-se que muitos dos jovens são formados em Madrassas no Paquistão, de terroristas. O presente governo, utiliza agora essa mesma palavra quando se refere aos elementos da UDD envolvidos nos sangrentos incidentes de Bangkok.

Vários entre eles, incluíndo o fugitivo ex PM Thaksin, foram acusados formalmente de terroristas, e contra eles emitidos os mandados de captura nisso baseados.

Deverá concluir-se que o movimento separatista no Sul do país não é operado por teroristas, ou então que existem dois entendimentos diferentes para o qualificativo dependente dos interesses que são atingidos.

Sem comentários: