domingo, 23 de maio de 2010

Recomeçar

Thanya Plaza. Ontem povoada com os carros de combate que foram usados no derrube das posições da UDD na zona de Saladaeng.


Thanya Plaza hoje ao fim do dia. O recomeçar de uma ciclo novo.

A pouco e pouco a cidade vai retomando o seu rosto habitual. Já se vêm menos soldados e polícias nas ruas, já há menos barreiras de controlos e até o próprio Recolher Obrigatório foi alterado, embora se mantenha pelo menos até Terça-feira, para entre as 23 horas e as 4 da manhã.

As pricipais vias de comunicação daquilo que era chamada a Zona Vermelha, não por causa da cor das camisas mas por ser a zona interdita, dererão estar operacionais ao ínicio da madrugada de Segunda-feira e nalgumas já se circula.

O comércio todavia continua na sua maioria encerrado.

Amanhã tenderá a ser um dia quase que normal com a abertura dos ecritórios, missões diplomáticas (os EEUU só abrem na Terça), comércio dando o tom e o perfume à cidade ainda enegrecida em algumas zonas devido aos fogos que queimaram a cara de Bangkok na Quarta-feira.

Há manchas na cidade que vão levar muitos meses a desaparecer como o Central World, o Centre One, a Companhia de Electricidade em Bon Kai, e outros edifícios que foram severamente danificados.

Gostei hoje de ler a frase dita pelo Ministro das Finanças, Korn, que disse que ninguém ganhou, nem mesmo o governo, com o que aconteceu.

Não gostei de ouvir o Primeiro-Ministro dizer que seria aberto um inquérito aos incidentes no templo Pathumwanaram, onde perecereram um número ainda pouco claro de pessoas no fatídico dia 19, pois na Sexta-feira à tarde, como relatei, já tinha dito que iria ser feito um inquérito, rigoroso e independente, a todos os incidentes occoridos nos últimos dois meses.

É fundamental que seja feito um apurar claro, independente e capaz de acusar os reais responsáveis, sejam eles quem forem e estejam em que posição estiverem, caso contrário vai voltar tudo ás águas mornas que só conduzirão a novos incidentes, com o potencial de serem ainda mais violentos, se tal é possível, no futuro.

Sem comentários: