segunda-feira, 5 de abril de 2010

Segunda-feira dia 5


E mais um dia se passou e nada passou. A UDD continua acampada na intersecção de Rajaprasong, não acata as ordens que são trasnmitidas, esta manhã pelas 7.45 foi transmitida a 6 (!) ordem para abandonar o local. O governo entretanto anunciou que ia pedir hoje ao tribunal uma mandado para que os manifestantes abandonem o local ao qual Natthawut, um dos líderes da UDD disse de imediato que iriam apelar, ou seja prolongar a situação.

Entretanto uma parte dos manifestantes vai dirigir-se para a sede da Comissão Nacional de Eleições perguntando pelo famigerado caso dos 258 milhões de bath que o Partido Demovrata recebeu de uma empresa estatal e que está para decisão dessa mesma comissão à mais de 1 ano.

Tudo aponta para que esse dinheiro tenha sido uma doação e portanto tenha violado a lei eleitoral. Relembre-se que para esses casos a pena é a dissolução do Partido como está claramente escrito nas Constituição.

Parece um caso semelhante ao do anterior governo que não caíu pelos 192 dias de manifestação do PAD nem pela ocupação do aeroporto mas porque a CNE dissolveu o Partido por uma irregularidade ao processo eleitoral.

Neste caso dos Democratas, a CNE tem adiado, como referi, contínuamente uma decisão pois essa deveria ser a dissolução do Partido e consequente queda deste governo com a retirada de direitos políticos a Abhisit e outros dos Ministros e executivos do Partido.

Mais um caso das águas muito turvas do sistema judicial, que julga quase sempre em função da cor dominante.

Sem comentários: