Pouco se avançou hoje no mar de contradições em que se vai vivendo.
De manhã as duas forças estiveram fente a frente mas a Polícia acabou por recuar. A principal estratégia do governo era fazer com que os vermelhos não se espalhassem pela cidade, o que de alguma forma conseguiram mas a mancha acabou por estender-se de Rajaprasong a outras áreas da zona central de Bangkok.
Os vermelhos tomaram conta dos veículos da polícia, esvaziaram-lhe os pneus (tiveram bons professores nos arruaceiros do PAD), e imobilizaram o veículo que os militares utilizavam para a emissão de sinais de rádio, o LRA. Tudo isto se passou em Sarasin.
Entretanto o CAPO emituiu mandados de captura contra 10 dos líderes da UDD, mas ou há algo errado naquilo que a MCOT está a informar ou a ordem de captura sendo emitda pelo CAPO não me parece que seja legal. Vejamos:
A Lei de Segurança Interna, atribuiu através do seu articulado ao ISOC a capacidade de prender pessoas que este comando militar julgue estarem a violar a lei sem a normalmente necessária intervenção de um juíz. Foi isso mesmo o que o tribunal ontem disse a Abhisit. Contudo o CAPO não é uma entidade com personalidade jurídica visto ter sido constituído somente como comando operacional para esta ocasião. Ou a informação do governo está errada e os mandados foram emitidos pelo ISOC ou então serão nulos visto a entidade que os emitiu não tem a legitimidade jurídica para tal.
Entretanto Abhisit veio dizer, que os vermelhos andavam a espalhar boatos falsos de que as forças de segurança os estavam a atacar o que tornava mais dificil fazer cumprir a lei visto muitas pessoas se juntarem aos manifestantes!
Conclusão o dia acabou por não dar ás forças da ordem os resultados eventualmente esperados mas conseguiram mesmo assim evitar danos maiores, primeiro em não terem atacado e segundo em conseguirem que os manifestantes se mantivessem básicamente no local que ocupam. O problema é que esse local prejudica, e de que maneira o comércio e a circulação em Bangkok visto a "horda vermelhar estar a bloquear o principal nó da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário