terça-feira, 21 de abril de 2009

Seis é Demais


Só uma pequena nota para relatar um facto que em si parece um pouco anedótico para não utilizar piores adjectivos.

Na sequência dos incidentes entre os apoiantes de Thaksin e as forças da ordem, o Governo decretou o Estado de Emergência.

Esta decisão governamental é uma decisão com grandes consequências quer no plano dos direitos individuais quer no plano da segurança dos cidadãos e do Estado, e ainda no plano internacional com impacto na economia do país. Na reunião havida no passado dia 16 entre Abhisit e diplomatas de 67 países um dos tópicos que preocupou esses diplomatas e foi alvo de duas das perguntas que foram feitas era exactamente o Estado de Emergência.

Acontece que é hoje anunciado que o Governo na sua reunião do Conselho de Ministros de hoje tem de levantar o Estado de Emergência visto a reunião do Parlamento, agendada para amanhã e depois para debater a situação política, convocada, e bem, pelo Primeiro Ministro, violará o Estado de Emergência visto tratar-se de uma reunião de mais do que 5 pessoas.

De pasmar! Será que o próprio Conselho de Ministros não é ele próprio violador da lei? No final das coisas a situação de Estado de Emergência não é assim tão importante ou a própria lei está tão mal escrita que nem os órgãos de soberania se podem reunir visto violarem a lei.

Confuso, no mínimo.
Passado um dia vê-se que quem estava confuso e nos quiz confundir a todos era o membro do Governo que deu a indicação pois o Estado de Emergência não foi levantada. Ou era capaz de não estar confundido pois na realidade e de acordo com a lei a reunião é ilegal.

1 comentário:

PubEd disse...

Tão confuso como toda a restante situação da política tailandesa… quando se mistura poder político com poder policial e militar é o que dá! Quem poderia resolver a questão, como muitas outras que resolveu ao longo dos anos, parece estar pouco para aí virado...

http://pubeditions.blogspot.com