segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Bomba do Dia


Esta manhã, Manager on line, o sitio de internet do jornal The Manager, que é detido pelo grupo ASTV/Manager do qual Sondhi é o maior accionista traz um artigo, que pode e será por certo sujeito a muitas interpretações.

Para além de ser um artigo explosivo vem assinado nada mais do que pelo próprio filho de Sondhi, Jittinart.

Neste artigo Jittinart acusa quer a polícia quer o exército de estarem por detrás do atentado a seu pai e vai mais longe ao acusar as mesmas forças de terem igualmente um plano para assassinar Abhisit.

Refere que o ataque à cimeira da ASEAN em Pattaya, que acabou no cancelamento dessa importante reunião e se tornou um sério embaraço no plano internacional para a Tailândia, foi obra de uma acção concertada dos "azuis", o novo grupo liderado por Nevin Chidchob, associados ao exército à polícia e a um Ministro do próprio Governo, e não dos "vermelhos" como se quis fazer crer e mostrar ao Mundo.

As acusações continuam e refere ainda Jittinart que ambos os ataques "são parte de um plano mais vasto da elite para criar por um Estado Gestapo " (tradução literal).

Este artigo, que por certo vai criar muitos comentários, cai que nem uma bomba e só vem dar à luz vários rumores que corriam pela cidade. O que o torna ainda mais importante e contundente é quem é o autor e o local onde está publicado.

Sondhi, que aparenta verdadeiras melhoras e aparece no jornal sentado na cama não pode por certo estar alheio ao que o seu filho escreve visto serem fortes acusações.

O atentado contra Sondhi levantou por outro lado outros véus dos quais já se falava à bastante tempo sobre ligações entre um dos militares do topo da hierarquia e Nevin, sobre a linha seguida por Sondhi que o afastava do PAD e o colocava mais numa frente independente e outras impossíveis de relatar.

Mais elementos a seguir neste caso. Hoje o The Nation não traz uma só linha sobre a evolução do estado de saúde de Sondhi e só fala do nome dele para anunciar que Nevin irá dar uma conferência de imprensa para negar os factos de que o acusa o filho de Sondhi. Nessa conferência, que já aconteceu, Nevin diz que o filho de Sondhi tem demasiada imaginação. Jittinart nunca tinha sido visto ou ouvido anteriormente o que levanta ainda mais a ideia de que foi somente utilizado como um veículo de comunicação para que o seu pai dissesse aquilo que pensava.

Por outro lado o General Jongrak Jutanont que estava á frente das investigações à tentativa de assassinato ocorrida na passada Sexta-feira, foi removido do seu posto e substituído pelo seu colega general Thani Somboonsup. O comando da Polícia diz que estes movimentos aconteceram como parte de uma movimentação de pessoal mais vasta e de acordo como uma ordem assinada pelo Comandante Geral no passado Sábado.

Sem comentários: