quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Balas contra Sondhi L


Sondhi está em franca recuperação e é possível que saia do hospital durante este fim de semana mas os ecos e as ondas de choque causados pela tentativa de assassinato ainda estão em pleno desenvolvimento.

O General Anupong, o todo poderoso comandante militar que tão bem se tinha saído dos acontecimentos durante o Songkran em Bangkok, está cada vez mais debaixo de fogo por causa do atentado e ele próprio confirmou hoje que as balas encontradas no local do atentado são provenientes da 9ª Divisão de Infantaria pertencente à 1ª Região do Exército, a mais forte do país e cujo comando se encontra perto de Bangkok em Lop Buri.

As armas usadas são armas militares mas pior do que isso as munições também. Anupong ordenou um inquérito de imediato para que se saiba como essas munições acabaram no corpo e no carro de Sondhi. Ao mesmo tempo disse logo que não será fácil encontrar claras respostas para essa investigação.

A oposição tem igualmente insistido que o Exército disparou contra as pessoas durante as manifestações em Bangkok, tendo mostrado ontem provas disso no Parlamento e a imprensa que até aqui tinha suportado a versão do Governo de que não houve vítimas a não ser as duas causadas pelos "vermelhos", começa a interrogar-se se na realidade não houve mortos devido às acções do Exército. Face a isso Anupong, num recuo de posição, afirmou que os militares dispararam contra os manifestantes "blank bullets", e dispararam para o ar balas verdadeiras. Interrogam-se os jornais hoje se não terá havido casos em que os soldados "trocaram as mãos" e dispararam ao contrário.

Ontem uma importante personagem do panorama político tailandês segredava-me que o PAD queria Anupong fora e substituído pelo General Prayuth Chan-ocha, exactamente até à muito pouco tempo o Comandante da 1ª Região.
Convém não esquecer que o atentado decorreu com o Estado de Emergência em vigor, onde é suposto haver um reforço da vigilância das ruas, e agora está confirmado, depois de todas as contradições apresentadas pela Polícia, que duas pick-up transportavam os atacantes que actuaram de cara descoberta e sem medo mostravam o arsenal de armas que utilizaram. Outro ponto também já confirmado é que as câmaras de vigilância na zona foram danificadas duas e as outras duas estavam inactivas há já bastante tempo e por isso nada registaram, ou pelo menos é isso o que se quer fazer crer.

3 comentários:

PubEd disse...

Eu há muito que me questiono acerca da real razão da tentativa de assassinato.
Sabe-se que quem levou a cabo a tentativa imobilizou a viatura atirando para os pneus e depois aproximando-se da viatura para disparar. Isto aconteceu quando já estavam apeados.
Pois bem, se apeados, perto da viatura, a disparar a seu belo prazer, será que não conseguiriam matar o seu alvo? Não terá sido antes uma forma velada de dar um aviso à “navegação”. Não será necessário ser especialista em armas ou estratégias militares para se saber que, 2 ou 3 pessoas armadas de AK47 a metros do alvo, sem qualquer oposição, poderiam fazer o que bem entendessem. Se fosse para morrer teria morrido sem qualquer problema.
Agora sabe-se de que as balas pertencem ao exército assim como se sabia que a polícia, muitas vezes, depois de acabarem os turnos vestiam as camisas vermelhas e iam juntar-se aos seus.
Quanto aos “blanks” e ao “live ammunition”, a historia será outra. Disparar directamente munição verdadeira dá o resultado que deu com o Sondhi.
Quando disparadas para o ar só refiro o que aconteceu em Macau há uns anos! Numa manifestação de 1Maio um polícia dispara para o ar um revolver e, a mais de mil metros de distância do local onde a bala foi disparada, quase matou um motociclista que nada tinha a ver com a manifestação!
Tudo o que sobe acaba no chão!

Unknown disse...

O The Nation, que agora se mostra bastante independente, no dia 21 trazia um artigo de Supalak Ganjanakhundee onde se apresentavam as várias forças na disputa pelo poder sem medo de incluir Prem. É um artigo elucidativo como intricada e complexa e a situação no pais.

Unknown disse...

O artigo de Supalak http://www.nationmultimedia.com/search/read.php?newsid=30100916&keyword=power+struggle+getting+increasingly+intricate