sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Chart Thai Pattana


Banharn Silpa-Archa, o todo poderoso veterano da política de Suphan Buri e ex líder do Chart Thai Party dissolvido a 2 de Dezembro quando fazia parte da coligação com o PPP, veio fazer um sério aviso ao PM sobre a forma como estão a ser distribuídas as verbas orçamentais.

Quando foi dissolvido o Chart Thai Party e consequentemente banidos de direitos políticos os seus dirigentes, aí incluído Banharn, logo foi criado o Chart Thai Pattana, uma nova vida do antigo partido para absorver os Deputados que ao outro pertenciam.

Já escrevi que este partido foi o maior vencedor das eleições intercalares de Janeiro, com 10 dos 29 lugares, isto depois da Comissão de Eleições ter admitido os seus candidatos alegando que eles estariam, embora não pudesse confirmar, regularmente inscritos no partido (parece ridículo mas foram essas mesmas as palavras usadas pela CE).

O Chart Thai Pattana tornou-se nessa altura e ainda antes da constituição do Bhum Jai Party (de Nevin), como o maior parceiro dos Democratas na nova coligação, coligação como se sabe feita á custa da pressão dos militares e do dinheiro que foi oferecido.

Agora Banharn, que embora destituído dos seus direitos políticos continua a ser o "dono de facto" do partido, vem a lume criticar o PM pela forma "pouco generosa", como afirma, como foi feita a distribuição do orçamento que, segundo ele, favorece os ministérios liderados por membros do partido Democrata em detrimento dos parceiros da coligação.

Banharn ameaçou que o espírito da coligação estaria em risco se o PM não revisses aquela alocação.

Imediatamente saiu a terreiro a CE dizendo ir analisar em que qualidade Banharn estava a falzr pois se o fizesse em nome do partido, estando ele impedido de exercer direitos políticos, o Chart Thai Pattana poderia sofrer um processo de dissolução.

O filho de Banharn é o actual Ministro do Turismo e estava á espera de largas somas de dinheiro para, segundo diz, poder fazer frente á enorme quebra existente nas receitas provenientes do sector (actualmente cifra-se em 13%).

Está lançada uma guerra dentro da coligação, como se esperava ,mas não se previa que acontecesse tão cedo. Interessante de analisar é que os membros do Governo que fazem parte da facção dos amigos de Nevin, não se pronunciaram, visto as suas áreas estarem a ser tratadas de forma "generosa" usando a expressão de Banharn.

Sem comentários: