sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As "Ias"


Nos anos 80 havia na Tailândia aquilo que se chamou a Premocracia, o período em que o Genaral Prem Tisunalonda, actual presidente do Conselho Privado do Rei, era Primeiro Ministro e em que dirigia o país da forma que era considerada como uma democracia "controlada". Nessa altura o fundamental era a estabilidade e o controlo e desmobilização, por todos os meios, de elementos que poderiam pôr em risco os interesses dominantes. Um pouco à semelhança daquilo que é o actual sistema vigente no estado-Ilha de Singapura sem a componente fortemente capitalista e empresarial que ía vigora.

À Premocracia seguiu-se mais tarde a Thaksinocracia, a forma vulgar como Thaksin dirigiu o país durante os anos em que foi PM.

A Thaksinocracia é descrita pelo Professor Thirayuth Bunmee da Universidade de Thammasat como o regime baseado nas seguintes características:

  • -Compra de Votos
  • -Nepotismo
  • -Sistemas judiciário e judicial viciados
  • -Populismo
  • -Conflitos de interesses
  • -Evasão fiscal e corrupção


Agora acaba de ser lançado um livro sobre a Abhsitocracia, o novo modelo de governação e que tem a particularidade de ter na capa do livro uma "nova" cara para o PM. A sobreposição da sua imagem com a da sua perturbadora sombra, Nevin Chidchob.

De acordo com o analista político Juralak Phukirda a nova Abhsitocracia define-se pelas seguintes características: comida estragada, perturbadores sinais sobre atribuição ilegal de terras, a compra de 4.000 autocarros pelos amigos de Nevin (quando o governo anda ás bolandas para contrair empréstimos e ter dinheiro para pagar os salários), a compra de 1 milhão de quilos de arroz pelo Ministro da Segurança Social sem se saber o destino dele, as acusações feitas pela Comissão Eleitoral contra dois membros do Governo por fraude eleitoral, repetidos atropelos aos direitos humanos, etc, etc para se chegar á conclusão que ... ainda há muito a mudar para que o país entre numa rota de clarificação e governação limpa e transparente.

Sem comentários: