terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rainha Sirikit



Hoje dia 12 a Rainha Sirikit celebra, 76 anos. Somdet Phra Nang Chao Sirikit Phra Borommarachininat, nasceu neste dia em 1932 na casa do General Chao Praya Wongsanuprapat o seu avô materno em Bangkok e foi educada na Escola do Convento Católico de São Francisco Xavier. O seu pai Coronel Mom Chao Nakkhatra Mangkala Kitiyakara, Príncipe de Chanthaburi Suranath após o casamento da sua filha, foi Embaixador em Franca, Dinamarca e Reino Unido e a Rainha fez aí, e na Suíça, a sua educação.

A sua ascendência é aristocrática visto ter nascido Mom Rajawongse Sirikit Kitiyakara e para além do seu Pai Mom Chao também a sua Mãe era Mom Luang Bua Snidwongse de solteira.

Mon Chao é o título dado ao último dos Príncipes e como na Tailândia não existem os títulos nobiliárquicos de Duque, Marques, etc, o filho de um Mom Chao é Mom Rajawongse e o deste Mon Luang. A escala termina com a aposição ao nome da partícula Na normalmente seguido do nome da cidade a que respeite a ascendência, como Na Ayudhya.

Na realidade o seu avo paterno era SAR o Príncipe Kitiyakara Voralaksana, Príncipe de Chanthaburi e filho do Rei Chulalongkorn, Rama V e irmão mais velho de SAR o Principe Mahidol of Songkla, pai do actual Rei Rama IX , seu marido.

Quando estudava na Suíça, Sirikit encontrou-se com o Príncipe Bhumipol Adulyadej, aquele que viria a ser o seu marido. O futuro Rei, que também estudava na Suíça, sofreu um acidente que lhe deixou uma lesão ocular para a vida, e durante o seu internamento hospitalar Sirikit era uma frequente visita do Príncipe. Em 19 de Julho de 1949 ficaram noivos em Lausana e em 1950, quando regressou ao pais para assumir os seus deveres de Rei, Sirikit regressou com ele e vieram a casar-se no dia 28 de Abril de 1950 tornando-se na Rainha consorte. O Rei Rama IX é o monarca com mais tempo de trono no Mundo, 61 anos de reinado feitos no dia 9 de Junho passado, e está também a caminho de celebrar 60 anos de casamento.

Desse casamento nasceram quatro filhos, um Príncipe e três Princesas.


Em 1956 quando o Rei se retirou para durante um período servir como monge no Wat Bowoniwet, a Rainha Sirikit assumiu a Regência do Reino. O título que lhe foi dado após esta Regência, e que se reflecte no seu nome, foi devido à forma como exerceu os seus deveres de Rainha Regente.


Uma das principais facetas da sua actividade é a Presidência de muitas associações de caridade e assistência como a Cruz Vermelha Tailandesa da qual é Presidente desde 1956. Para além de inúmeros títulos Honoris Causae recebidos na Tailândia, a Rainha recebeu também nas Universidades Americanas Tufts e Georgetown entre outras para além da Rússia e Japão.


Constitucionalmente a Rainha tem o poder supremo após o seu marido, o Rei, e é como ele detentora dos mais altos cargos militares nos três ramos das Forças Armadas.


A Rainha Sirikit era tida por ser uma das mais belas mulheres do Mundo a par com Soraya e Farha Diba da Pérsia.

No ano de 1960 o casal Real visitou um largo número de países Europeus incluindo Portugal de cuja visita são estes retratos.

O dia 12 de Agosto é na Tailândia também o Dia da Mãe da mesma forma que o dia 5 de Dezembro, aniversario do Rei é o Dia do Pai.



Sem comentários: