quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Khunying Jaruvan Maintaka



A Dama de Ferro da luta contra a corrupção na Tailândia, Jaruvan Maintaka, que aparentemente também tem telhados de vidros, viu hoje a sua casa de 50 milhões de bath ( 1 milhão de €) ser incendiada, mas salva pela chuva que entretanto caiu.

Já recentemente tinha sido acusada de o seu marido, que tem uma firma de consultoria, ter visto o seu negócio aumentar exponencialmente após o Golpe de Estado de 2006 para além do seu filho ser o seu Secretário pessoal e levar os seus filhos numa visita de Estado, tudo isto à custa do erário público. Uma casa de 50 milhões de bath é só para pessoas com muitas posses aqui na Tailândia.

Jaruvan, é o Auditor Geral e a face da luta contra a corrupção. Uma frontal inimiga de Thaksin.

Em 6 de Julho de 2004 o Tribunal Constitucional considerou que o acto da sua nomeação foi inconstitucional, o que num caso anterior semelhante levou à demissão do Auditor Geral, mas Jaruvan, recusou-se a largar o posto alegando que tinha sido nomeada por um decreto real e só da mesma forma abandonaria o seu cargo.

O caso é simples. A Comissão para a nomeção do Auditor Geral, em 2001 apresentou três candidatos ao lugar. Um recebeu 5 votos, Jaruvan, 3 e o outro nenhum. Esta selecção foi apresentada ao Senado que escolheu(!) Jaruvan.

O pedido para a declaração da inconstitucionalidade foi feito e julgado como acima se refere. O Presidente da Comissão foi considerado culpado pela escolha errada e condenado a três anos de prisão.

A Comissão retirou a Jaruvan o salário e os poderes no dia a seguir à decisão do Tribunal Constitucional apesar da sua recusa em se demitir ou em aceitar a demissão. Posteriormente, e apesar de sempre ter mantido a posição foram nomeados outros auditores gerais para a substituir numa situação um pouco caricata de haver dois auditores ao mesmo tempo.

Jaruvan sempre se manteve na sua luta, mesmo sem salário, nem posição, enquanto quatro outros auditores passaram pelo "seu posto".

Em Fevereiro de 2006 é reintegrada com toda a força e dito que tal aconteceu após uma mensagem vinda de cima. Em Maio desse ano recebe a mais alta condecoração tailandesa e é feita Kunying, o equivalente na Tailândia a Dame.

Jaruvan tem sido uma peça fundamental nos casos contra o ex PM Thaskin e a sua família nomeadamente no caso da compra pela sua mulher de um terreno que pertencia a uma Agência Estatal e no caso da lotaria de 2 e 3 digítos, casos esses que estão para ir em breve a julgamento. Recorde-se que no primeiro caso o Ministro das Finanças do Governo saído do Golpe de 2006 e à altura da venda Governador do Banco da Tailândia, entidade tutelar da Agência que vendeu o terreno, disse que nenhuma irregularidade tinha havido nesse negócio.

Jaruvan nunca foi dessa opinião. A sua luta contra Thaksin por agora leva alguma vantagem. Até quando.

Sem comentários: