segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Thaksin e o dia seguinte



Confirma-se que Thaksin e a sua mulher não chegaram a Bangkok.

Um dos seus porta voz, Pracha, disse que hoje pelas 9 da manhã, hora de Bangkok, fariam um declaração, de Londres, mas tal seria impossível caso não tivessem tomado um avião para aquela capital no Sábado passado.

Posteriormente foi anunciado que esse mesmo comunicado seria feito mais tarde o que faz pressupor que na realidade estarão neste momento em voo para Inglaterra para onde, se confirma desde já que, os seus filhos voaram ainda ontem de dia.

Espera-se assim a declaração formal das razões que levaram Thaksin e família a fugir do país e da justiça e o que vai ser a vida deles a partir de agora como exilados.

Entretanto a bolsa em Bangkok abriu a subir 4% com o eventual bom sinal do desanuviamento político.

Pode ser que venha a baixar quando vierem a lume todas as lutas nas facções do Partido no Governo que ameaçam explodir a qualquer momento e, agora sem a "figura protectora" de Thasin, se vêem mais livres para cada um acusar os outros. Já andam a circular, ainda não nos media, inúmeros casos de chantagem e corrupção entre as actuais facções de Deputados e Governantes do PPP.

Se por um lado o país poderia virar um página com s saída de cena de Thasin por outro enquanto não se acabar com o sistema endémico de corrupção na política não haverá calma. O domínio de todo o sistema está na mão de quem mais consegue traficar votos no Norte e Nordeste do país. onde a população, rural e não contribuinte, se preocupa unicamente em garantir a sua sobrevivência e aceita todo e qualquer "presente" para dar o seu voto.

Assim logo que se encontram no poder, os Deputados dessas círculos, a maioria no país, são os principais actores em todos os milhares de casos de corrupção que grassam pelo país. Acontece que agora começam a acusar-se uns aos outros. A bomba irá explodir e com ela muito provavelmente o Governo. Contudo Samak, que é um bangkokiano de raiz, ainda não pôs os pés no Nordeste do país desde que foi eleito nem teve um apalavra de agradecimento pelos votos recebidos. Talvez lhe chegue contar com o apoio de Newin Chidchob, o mais influente político do sul do Nordeste que apesar de estar banido da politica por 5 anos e ter sido um dos mais leais apoiantes de Thaksin, é visto como o grande dominador actual das forças que apoiam o PM, visto "ter na sua mão" cerca de 83 deputados.

Uma coisa é certa. Thaksin saiu de cena mas a situação só arrefeceu à superfície.

Sem comentários: