sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Mandatos de captura

















A Polícia recebeu do Tribunal os mandatos de captura contra Thaksin Shinawatra e a sua mulher Khunying Potjaman enviando cópias para serem afixadas pelo país num acto que já foi considerado pelo seu advogado como uma manobra difamatória pois não só são sobejamente conhecidos como é sabido que estão em Inglaterra na sequência do seu abandono voluntário do país.

Não está ainda claro se foi ou se será iniciado o processo de pedido de exílio no Reino Unido, processo que, se despachado favoravelmente, dificultará um eventual pedido de extradição.

Contudo por conversas havidas ontem com diversos altos dignitários tailandeses, todos acreditam que o pedido de extradição, a ser requerido, não será objecto perseguido com muita insistência pois é, no entender da maioria, melhor para o país que Thaksin esteja ausente. Como diz o velho ditado português "longe da vista longe do coração". Parece-me que tal se aplica bem a este caso.

Entretanto o Partido Democrata veio alertar ontem que Thaksin, apesar de estar ausente, não está alheio às manobras políticas no país.

Esta referencia parece ter a ver com as mudanças que estão em preparação nas forças armadas. Todos os anos no dia 1 de Outubro entra em funcionamento a restructuraçao das Forças Armadas, levado a efeito pelo atingir do limite de idade das lideranças. Neste ano haverá mudanças significativas pois dos nomes de topo o único que não atinge o limite de idade é o Chefe de Estado Maior do Exército. Todos os outros três, CEMGFA, CEFA. CEMA, serão substituídos. Thaksin é ele próprio um General da Polícia, tão importante ou mais que alguns dos ramos das Forças Armadas, e sempre é feita referencia aos seus colegas da classe 10 e às possibilidades que eles terão de assumir cargos importantes. Esta classe, foi o curso de Thaksin e, como em qualquer parte do Mundo, a camaradagem nos tempos de cadetes persiste muitas vezes pela vida fora.

A lista em principio deveria ter sido entregue pelo actual CEMGFA anteontem mas, este próprio informou que "algumas dificuldades na sua elaboração" farão com que só seja entregue ao Primeiro Ministro na próxima semana.

Sem comentários: