segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Comunicado à Imprensa


Confirma-se que Thaksin e a sua mulher estão em Londres onde se especula que irão solicitar asilo político, alegando ameaças à sua vida e da sua família e a existência de interferências políticas sobre o sistema Judicial.

Thaksin, num comunicado escrito à mão e enviado por fax para a estação NBT, refere que o sistema utiliza dois pesos e duas medidas sempre em seu desfavor e que tinha, ele e a família, sempre de se fazer deslocar em carros à prova de bala em vista das ameaças concretas à sua integridade. Acrescentou que o objectivo dos grupos que se opõem à democracia era verem-se livres dele e da sua família e que não podia tolerar mais a situação.

"Quando regressei acreditei na capacidade do sistema judicial e afirmei que queria viver como um simples cidadão afastado da política dedicado à minha família e limpar o meu nome". Não permitiram isso com as constantes interferências em tudo que me pudesse afectar, acrescentou.

Terminando o comunicado á imprensa. Thaksin afirmava que continua leal à Constituição Tailandesa, leia-se ao regime monárquico, ele que é muitas vezes acusado de tentar subverter esse sistema, e que o seu desejo é de poder morrer no seu país.

Entretanto o Supremo Tribunal Especial para Detentores de Cargos Políticos emitiu mandatos de captura contra Thaksin e Ponjaman por não terem comparecido hoje perante o tribunal. O SET, indice da Bolsa de Bangkok encerrou a subir 1.77% num clima de desanuviamento político, registando simultaneamente um volune anormalmente grande de transações com um valor bem superior a mil milhões de Euros.. Expecula-se bastante de que tudo o que aconteceu foi préviamente concertado com todas as altas instâncias do país e que, apesar de ser um fugitivo, ninguém será muito activo na procura da sua extradição.

Sem comentários: