quarta-feira, 30 de julho de 2008

Flores ou cardos


Ainda ontem falava do copo meio cheio ou meio vazio e da necessidade de se ver o Mundo pela positiva, mas o dia a dia tem sempre passos á frente e passos atrás. Quando aqueles que se dão para a frente são mais consegue avançar-se positivamente.

Mais uma boa mensagem veio ontem á noite de Pnhom Pehn quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Nam Hong disse que o desenvolvimento das negociações mostrou que era desnecessário para o Cambodja solicitar a ajuda do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

De um ponto de vista formal o envolvimento do Conselho de Segurança, se fosse admitida á discussão o conflito entre os dois países, transformaria um mero assunto bilateral, ainda que complexo, numa questão de Direito Internacional e portanto escalaria para um patamar onde estaria aberto intervenção de terceiros na questão.

Com esta declaração o ambiente melhorou e mostrou-se por outro lado que a via bilateral de conversações, começada anteontem, é a que deve prevalecer.

Por este lado estamos a navegar hoje em águas menos tumultuosas contudo o dia não foi de satisfação para a coligação no Governo pois o terceiro maior Partido nela decidiu ontem retirar-se.

O Puean Pandin com 24 deputados numa maioria de 316 num Parlamento de 480 lugares, e que tem cinco membros seus no Governo, decidiu ontem que era tempo de se retirar devido a serem demasiados os diferentes pontos de vista sobre a forma como Governar e quais os pontos prioritários na condução do Governo.

Esta decisão que ira ainda fragilizar mais o Governo e a sua base de apoio não é contudo pacifica pois 13 dos Deputados do Puen Pandin estarão renitentes em seguir a linha do seu Presidente e poderão "saltar" de bancada para o PPP.

Certo é que o Governo terá alguns membros a menos, para além daqueles que tem perdido ao longo dos meses e a imagem de coesão no topo sai enfraquecida.

Sem comentários: