sexta-feira, 1 de agosto de 2008

1 da Agosto


O primeiro de Agosto em teoria não tem nada de especial aqui na Tailândia.

Não é feriado nem se celebra nenhum evento especial mas o de hoje tem muito que se lhe diga.

É o primeiro dia de um conjunto de medidas populistas implementadas pelo Governo para ajudar os mais pobres como os autocarros gratuitos em cerca de 800 linhas na cidade de Bangkok e os comboios gratuitos em 3ª classe em todo o país.

Esta medida permite a muitas pessoas pouparem diariamente aquilo que pode ser o equivalente a meia refeição diária no caso dos bilhetes de autocarro.

Como não há bela sem senão os opositores ao Governo que vivem na Província preparam-se para aproveitar os comboios gratuitos para virem para Bangkok manifestarem-se contra este.

Também hoje é esperado o anúncio da remodelação governamental que, já vem em todos os jornais anunciada e como seria de esperar a oposição prepara-se para lançar um processo de "impeachment" contra o putativo novo Ministro do Interior visto este, quando era o Comandante Supremo da Polícia ter sido condenado em Tribunal por ter recusado, de acordo com a sentença sem fundamento e abusando do poder, o pedido de reforma antecipada de um outro general da Polícia. Ás vezes as traduções não são as melhores mas os jornais falam que nao tem "um registo criminal limpo".

O primeiro de Agosto é também o primeiro dia depois da sentença que condenou Kunying Ponjaman Shinawatra a três anos de cadeia.

Os jornais são unânimes em saudar o facto de que esta condenação mostrar, pela primeira vez, que "os ricos e poderosos não estão acima da lei" e encaram esta decisão como um passo positivo para o prestigio da Justiça no país. Atento ou não o mérito da sentença, e este parece existir pela fraqueza dos pontos de vista da defesa, o facto é que muitas vezes se torna difícil para os Tribunais em lutar contra os ultrapoderosos como se tem visto em muitos casos pelo Mundo fora.

Por outro lado os jornais, em artigos de opinião, de igual modo realçam o carácter e a força de Pojaman (Kunying é um título semelhante ao Dame atríbuido pelo Reino Unido), e do facto de que é sempre ela que está na linha da frente da batalha pela família.

1 comentário:

Keatisak disse...

Picture of KhunYing ,looks like she is pointing a gun to her head. Yes, she might regret about what has done.
K.