quarta-feira, 30 de julho de 2008

Dança das Cadeiras


Com a saída do Puean Pandin da coligação a há muito esperada remodelação governamental está mais do que eminente pois os "buracos" existentes no actual mapa do Governo já começam a notar-se em demasia.

Para além de todos os casos já existentes anteontem o Supremo Tribunal decidiu aceitar julgar a questão relacionada com o lançamento pelo Governo de Thaksin Shinawatra, daquilo que ficou conhecido como a Lotaria dos 2 e 3 dígitos.

Naquela altura o Governo decidiu lançar esta Lotaria sem olhar ás questões legais envolvidas e, ainda que o objectivo fosse louvável, retirar dinheiro do jogo ilegal que tem grandes porpoções aqui na Tailândia, o facto é que isso foi feito "em cima do joelho" e a utilização dos fundos obtidos também, ao que parece, não foi a mais cuidada.

Este caso acusa três membros do actual gabinete entre os quais o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, e constitucionalmente, o simples facto de o Supremo ter aceite a queixa implica que os Ministros devam cessar funções. Como tudo em Direito, a interpretação que fazem da lei é diferente e não se demitem, esperando por uma clarificação da clausula constitucional.

O facto é que a remodelação está eminente e fala-se já em nomes para os diferentes postos.

Se bem que de um ponto de vista geral aquilo que se pensa ser o novo Gabinete é, aparentemente, mais credível e mais tecnocrático, ao que a figura do novo MNE ajudou bastante, o facto é que na maioria se resume em "baralhar e dar de novo" com as mesmas caras em novos postos. Só aqueles que estão mesmo impedidos do exercicio da actividade são afastados.

Contudo, e ainda a fazer fé nos rumores, Samak ganha um pouco de forca e vê o seu único aliado, Sahas Banditkul, subir de posição com a atribuição para além do posto que já tem de Vice-Primeiro Ministro de uma pasta concreta, a dos Transportes onde se decidem grandes questões dos maiores projectos que este Governo quer implementar.

Vamos lá a ver se a musica que acompanhará a dança das cadeiras é bem interpretada e se o coro não vem, como diria o Zeca Afonso "gritar para a rua".

Sem comentários: