segunda-feira, 30 de junho de 2008

A pressão intensifica-se

Contradição das contradições.

O golpe militar de 19 de Setembro de 2006, teve por objectivo terminar com a Thaksin Politics e eliminar aquilo que chamaram de estado corrupto e naturalmente tentar apresentar perante a justiça aquele e os seus apoiantes.

Foram feitas leis, mudados os membros das agências que poderiam investigar e levar a julgamento os casos, garantidos os meios necessários mas a "montanha acabou por parir um rato".

A "devolução" à democracia foi feita com as eleições de 23 de Dezembro passado e quem acabou por ganhar foram exactamente aqueles que foram colocados de fora pelo levantamento de 2006 e nem Thaksin nem nenhum dos seus apoiantes, significativos, foi levado a julgamento durante os 18 meses de Governo militar.

Processos começaram mas os tropeções burocráticos e jurídicos foram tantos que a ineficácia foi predominante.

Novo Governo, e esperanças junto da causa Thaksin, de que os processos se iriam dissipar nas cinzas dos corredores dos tribunais.

Assim parecia ao início mas o descuido das hostes do PPP, ou TRT, que em vez de cumprirem o seu dever de governar, dedicaram-se sobretudo a tentar reconstruir o antigo estado TS, levando que de novo as forças hostis se levantassem e pusessem pressão sobre o Governo e Deputados da situação. Essa pressão imobilizou a acção Governativa e Parlamentar.

O Parlamento depois de estar em funções desde o inicio de Fevereiro nem sequer conseguiu constituir comissões ou fazer passar nenhuma lei. A Tailândia vai iniciar a Presidência da ASEAN sem ter ratificado a Constituição embora a lei para tal tenha sido enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para o Parlamento em Maio.

Pior que isso para as forças leais ao antigo PM, os processos contra ele parecem, agora estar com mais força e a avançar a bom ritmo e o episódio dos 2 milhões de bath que levou à cadeia os seus advogados não augura nada de bom para ele.

Será quase que o caso para pedir o retorno dos lideres do Golpe de 2006 pois enquanto estes estavam no poder, e não os seus aliados, Thaksin ia conseguindo fazer com que os processos contra ele não avançassem.

Vá-se lá saber quem são os amigos?

Sem comentários: