quinta-feira, 26 de junho de 2008

Doces amargos


Três advogados do ex Primeiro Ministro Thaksin Shinawatra foram ontem condenados a 6 meses de prisão efectiva, sem direito a recurso, e a uma multa, essa de pouca monta por tentativa de corrupção de oficiais do Supremo. Para além disso sofrerão um processo pela Ordem dos Advogados que os impedirá de exercer pelo prazo de 5 anos e o Supremo Tribunal de Justiça enviou para o Ministério Público o caso para averiguação sobre a possível prática de acto criminoso.

A história é simples. No dia 10 de Junho este grupo de advogados dirigiu-se ao Supremo Tribunal de Justiça e um deles, primo por casamento de Khunying Potjaman, mulher de Thaksin, pediu para ser chamado um funcionário a quem entregou uma caixa de doces para ser distribuída pelos funcionários como um gesto de agradecimento "visto eles estarem a trabalhar arduamente no caso em questão sobre o ex PM". Acontece que o funcionário que recebeu a caixa a abriu e constatou que continha dois milhões de bath o equivalente a 40.000 €.

O advogado reclamou que o seu motorista tinha trocado a caixa por outra que continha o dinheiro destinado a principio de pagamento do uma propriedade que a sua mulher ia comprar.

Tal facto não convenceu os agentes que ainda arguiram por que é que o advogado em questão tinha feito a entrega em privado e não à vista de toda a gente. Como se diz quem não deve não teme.

Feito o auto do ocorrido na presença dos advogados e tiradas fotografias do "corpo de delito", foi o caso enviado para julgamento que ontem mesmo decidiu a da forma drástica que referi.

Este é por certo um forte abalo na credibilidade da defesa de Thaksin Shinawatra e poderá ter repercussões fortes na sua popularidade.

Em breve será ouvido num dos principais casos, a compra de uns terrenos pertencentes a uma agência do Estado pela sua mulher e agora a sua equipa de advogados está fortemente empobrecida e com um estigma que por certo não vai ter nenhuma simpatia por parte dos juízes do caso.



1 comentário:

Anónimo disse...

É isso mas os presentes "docinhos" que terminam em envenenados, não é só por aqui...

E aqueles presentinhos que o Benfica ofereceu ao Vale e Azevedo?

E, outros, que tem havido e oferecidos, aos boys do Portugal de hoje?

Os presentes com sabor a mel e depois terminam amargos como o fel... estão em todos os lados e, entregues, por boys, encanadinhos e fininhos nas palavras...

Este presente envenenado dos advogados do Shinawatra encheram-me as medidas!!!

E com um sabor especial é que me encontro, muito perto, da propriedade agrícola, do meu amigo Chamlong Srimuang, em Kanchanaburi, onde asila umas boas centenas de cães vadios.

Uns cães porreiros, de quatro patas, que não fazem mal a ninguém.

Agora há outros cães, de duas patas, que bem precisavam de um outro asilo (gradeado), para não andarem a distribuir presentinhos em caixas com avultadas "maquias"(também podem ser presentes de chouriços e garrafas de vinho) e ficarem por ali à sombra, para não "chatearem" honestos.