quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rajadamnoen Road





Rajadamnoen avenida é uma das mais importantes artérias da capital e um símbolo da Tailândia do início do século passado dos tempos do Rei Rama V.

Está dividia em duas secções e em Rajadamnoen Nok tem algumas semelhanças com a nossa Avenida da Liberdade, com uma faixa central larga e duas faixas laterais mais estreitas.

Foi construída pelo Rei Chulalongkorn para ligar os seus dois palácios. O actual Grande Palace, anexo ao templo do Budha Esmeralda ( Wat Prha Kaew ), e o novo Palácio em Dusit na área onde também se situa aquilo que era a sua casa de verão e a primeira casa a ser construída na área, a Vimanmek Mansion. Esta Mansão é toda feita em teca e não tem um só prego a unir as junções.

Construída um pouco à imagem dos Campos Elísios, alberga ao longo do seu percurso um grande número de Ministérios, o comando do Exército e o edifício das Nações Unidas. Termina na Royal Plaza , larga praça na qual existe uma majestosa estátua equestre de Rama V. Mesmo em frente fica o Ananda Samakhom Throne Hall, um dos mais belos palácios na capital e também construído no tempo de Rama V por um arquitecto italiano que utilizou mármores de enorme beleza.

Por natureza é aqui que sempre se passam os grandes acontecimentos presididos por Sua Majestade o Rei. Desfilar desde o Grande Palace até ao Ananda Samakhom é um trajecto natural para qualquer evento e assim foi nos dois últimos importantes momento. A comemoração dos 60 anos de reinado em 9 de Junho de 2006 e em 5 de Dezembro de 2007 quando fez 80 anos de vida.

Na próxima semana começarão as cerimónias da cremação da Princesa Galyani, a irmã do Rei e uma grande mecenas das artes no país, que durarão quatro dias e pela primeira vez o cortejo real terá de utilizar outro caminho visto Rajadamnoen estar ainda bloqueado pelas forças do PAD. Foi hoje anunciado pela casa real que o cortejo utilizará a Larn Luang Road devido às dificuldades em Rajadamnoen.

É triste ver a insurgência, a desobediência á lei prevalecer sobre as tradições e obrigar o Rei, tão amado por este povo, a ter de alterar aquilo que sempre fez.

Sem comentários: