segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estádio Rajamangala


Como tinha sido anunciado no dia 1 de Novembro, com todo o exército em estado de alerta, realizou-se no Estádio de Rajamangala, uma grande manifestação dos apoiantes de Thaksin Shinawatra, que juntou cerca de 100.000 pessoas.

Foi transmitida por estações de rádio e televisão para todo o país e decorreu de forma bastante organizada e totalmente sem incidentes.

Os presentes ouviram vários discursos entre os quais o mais desejado, por eles, o de Thaksin numa chamada telefónica em directo pressupõe-se de Hong Kong.

Nessa mensagem, fortemente aplaudida por todos, o ex PM referiu que estava impedido de voltar ao país pelas decisões dos tribunais e que só o Rei ou o povo podiam alterar a situação. uma referência que é o tema de grande conversa por todo o país.



A menção do Rei, a única pessoa com autorização para amnistiar condenados, está a ser observada à lupa e o Comandante Supremo das Forças Armadas já referiu que se os militares vissem haver alguma ofensa a Sua Majestade não ficariam inactivos.

Teremos assim por vários dias o escrutínio daquelas palavras e logo se saberá as consequências.

Contudo há que realçar o comportamento exemplar de todos aqueles que estiveram no Estádio.

Uma multidão impressionante, rejubilante mas calma, que abandonou o local da mesma forma pacífica como ali chegou.

Para nós Europeus foi uma boa demonstração do que é uma manifestação democrática onde quem a organiza mostra os seus pontos de vista, a sua força, passa as suas mensagens e observa a lei não criando incidentes desnecessários.

No meio de tanta turbulência que houve no mês de Outubro com ataques violentos de parte a parte foi bom poder observar que maior manifestação dos últimos tempos decorreu com toda a lisura como se espera de pessoas civilizadas.

Contrariamente num incidente em Makhawan Bridge um grupo de jovens de Samut Prakan, que tinham vindo para Bangkok para uma noite de "farra", quando o carro deles passou perto da barricada dos guardas do PAD fizeram gestos pouco simpáticos e foram repelidos a tiro tendo o condutor sido atingido e internado com ferimentos, sem gravidade, no hospital. A Polícia que tomou conta da ocorrência disse saber que os guardas do PAD estão armados mas afirmou nada poder fazer.

Na realidade o mal e o bem andam sempre juntos e há mesmo quem afirme, com alguma propriedade, que um só existe porque o outro também existe.




Evil dentro de Good


Entretanto prosseguem os ensaios para a cremação da Princesa Galyani a realizar na próxima semana. Ontem foi o ensaio geral já com todo o cerimonial onde estiveram presentes altas indidualidades como o PM Somchai, e foi presidido por Sua Majestade a Princesa Maha Chakrit Sirindhorn.



Sem comentários: