quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O 44º Presidente


Como escrevi esta manhã Barack Obama foi eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos da América e uma nova era parece ter surgido.

Queria deixar aqui registados alguns depoiamentos que mostram bem o significado que a vitória de Obama traz.

Para além da questão de ser o primeiro africano a chegar à Casa Branca, que é relevante, conhecendo-se quanto o interior dos EEUU é conservador nestas questões o mais importante parece ser a mensagem de mudança -Change - que está associada com a forma como Obama faz política. O numero recorde de votantes, o trazer para a discussão dos assuntos de estado a juventude, um bom exemplo para nós europeus que vemos a nossa fugir da política, são questões que poderão transformar a forma como o país mais influente do planeta actua.

Como disse a tarefe não será fácil mas a determinação de conseguir fazer bem é evidente e portanto a expectativa grande mas consciente. Também se deve realçar a campanha de McCain. Determinada, ciente das dificuldades, principalmente de uma chamada Bush, e digna na derrota quando McCain afirma
"Ontem era candidato ao maior posto na América que eu tanto amo. Hoje continuo seu fiel servidor". Obama na conversa que teve com o seu rival após a chamada de felicitações afirmou estar ansioso por sentar-se com ele e analisar como poderão trabalhar em conjunto para benefício do país.

Obama avisou que a caminhada será difícil e longa mas disse nunca se sentir tão confiante como hoje e que "Nós como povo lá chegaremos", e apelando a todos disse "posso não ter tido o vosso voto, mas necessito da vossa ajuda. A partir de agora governarei para todos, vocês incluídos".

O Senador Ted Kennedy, numa nota à imprensa disse que "a América falou alto e bem claro" e continuou " entenderam a sua visão para uma América mais justa e aderiram, ouviram o seu apelo à juventude e responderam. Acreditaram que a mudança é possível e disseram que querem fazer parte dessa nova América"

Desde 1964 que nenhum Democrata tinha ganho no Estado de Virgínia mas Obama conseguiu.

Neste momento, em que faltam contabilizar três Estados, o número de votos é concludente. 349 para Obama e 163 para McCain. De igual modo quer o Senado quer a Câmara dos Representantes obtêm uma maioria Democrata, da mesma forma que o Senador Obama ganhou o voto popular por uma margem de cerca de 6 milhões de votos.

Um pleno.