quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições Americanas


Neste momento em que escrevo o Senador Barrack Obama tem 207 delegados contra os 135 para o Senador McCain e ambas as câmaras se vestem de azul, a cor Democrata.

Para atingir a vitória Obama necessita de 270 votos no colégio eleitoral o que por certo não lhe escapará visto a Califórnia, com 55 delegados, ter sido sempre um Estado a votar Democrata.

Qualquer que fosse o resultado a esperança para uns Estados Unidos novos e mais abertos ao Mundo existia mas com Obama o multilateralismo sai reforçado e para nós Europeus é uma esperança numa mais forte colaboração no sentido de encontrar plataformas mais sólidas para a paz e a solução dos problemas no Mundo.

Barrack Obama, quando em 20 de Janeiro se tornar no novo Presidente dos Estados Unidos terá por certo uma tarefa superior à que os seus discursos podem fazer crer, com um défice de proporções nunca vistas, com uma economia em recessão e com um país exausto pelas longas guerras no Iraque e no Afeganistão.

O pragmatismo terá de imperar e algumas das suas promessas sobre a solução de problemas domésticos vão esperar mas estou convicto que a sua entrada na Casa Branca será saudada pelo Mundo com um bem para todos e com muita esperança numa viragem para melhor na condução da política americana.

Sem comentários: