domingo, 19 de outubro de 2008

Nam Tuam


Como já uma vez referi, o mês de Outubro, é quando se juntam as águas (nam) vindas do Sul, do Golfo da Tailândia e as que correm de Norte para Sul nos rios cheios pelos meses onde chove mais.

Desde final de Abril até Novembro é a época das chuvas e em geral, a partir de Julho os campos começam a atingir graus importantes de saturação e os campos inundam-se. Nas províncias do Norte e Centro do país é normal assistir a grandes inundações (nam tuam) durante esses mesas embora, como também referi a água fazendo parte da vida dos tailandeses, ou não fosse tão importante para o cultivo do arroz, acaba por não causar grandes prejuízos visto as populações estarem bem avisadas e habituadas.



Ao contrário do que acontece noutros países na região são muito poucas as vítimas quando acontece por vezes as chuvas serem mais intensas e as inundações maiores.

Chegou Outubro e redobram-se os cuidados em Bangkok. Normalmente é nesta última quinzena que as águas do Chao Praya sobem mais e invadem s condutas dos esgotos da cidade tornando, cada vez que chove mais difícil fazer escoar estas águas.

Esta madrugada, entre as 6 e 7 da manhã choveu forte e a minha rua transformou-se numa piscina ao ponto de um amigo meu que costuma vir nadar na piscina do condomínio, situada no 14 andar, perguntado porque é que mudaram a piscina para o rés do chão.

Não vi o rio mas as águas devem estar bem altas. É sempre também um momento onde as águas saltam o muro e invadem os jardins da Residência de Portugal, a mais bela Embaixada existente em Bangkok construída em 1874 numa parcela de terra junta ao rio oferecida pelo Rei do Sião ao Rei de Portugal em 1820.

Lá teremos de arregaçar as calças uma ou outra vez até ao fim do mês,mas como disse a vida continua para os Bangkokianos mesmo que tenham de ter água pela cintura como algumas vezesa contece masmo nas margens do Chao Praya.

Sem comentários: