terça-feira, 21 de outubro de 2008

21 de Outubro


Os últimos dias não tem tido muitos acontecimentos mas hoje dia 21 é considerado especial visto terem em simultâneo aparecido imensos sinais com muitas e diferentes interpretações.

Ontem o Rei a Rainha e o Príncipe apareceram para irem visitar o local onde irão ser as cerimónias da cremação da Princesa Galyinani entre 14 e 19 do próximo mês.

Foi erguido o guarda sol de sete véus que cobrirá o Rei durante as cerimónias mas o acontecimento foi o próprio Rei ter aparecido em público com boa cara e aparentando estar bem de saúde contradizendo alguns rumores que o davam fragilizado.

Igualmente o General Anupong, que é hoje em dia uma figura omni presente no quotidiano da Tailândia, procedeu a um rearranjo dos comandos das guarnições aquartelas em Bangkok, todas agora sob o comando do seu homem forte General Prhayud Chan-ocha, Chief of Staff, naquilo que é interpretado como os últimos preparativos para a realização de um golpe de estado.

Temos contudo que entender que ou isso acontece nas próximas duas semanas, ou estaremos muito próximos das cerimónias que acima referi. Mais tarde a 5 de Dezembro teremos a celebração do aniversário do Rei e igualmente um dia onde toda a nação estará unida. Estes dias de celebrações que envolvam a casa real são como que sagrados e intocáveis.

Num outro acontecimento hoje é lida a sentença sobre um dos casos contra Thaksin que se condenado o conduzirá a uma pena de 10 anos de prisão e ao fim da sua carreira política. De acordo com a Constituição, uma pessoa condenada, com transito em julgado numa pena de prisão, não pode ascender ao mais alto cargo da nação. A leitura da sentença vai longa mas terminou mesmo agora com a condenação de Thaksin em dois anos de prisão efectiva.


O caso tem a ver com a compra feita pela mulher de Thaksin de um terreno em Bangkok que pertencia a um fundo de investimento do Banco da Tailândia.

A acusação foi de que p ex-PM utilizou a sua posição para favorecer o negócio feito por uma instituição dependente do governo. A defesa dizia que a agência era independente e que a proposta feita pela mulher de Thaksin foi a maior.

Este caso fez me lembrar o acontecido, faz bastantes anos, quando o Ministro Miguel Cadilhe comprou uma casa nas Amoreiras beneficiando certas vantagens fiscais. Éticamente censurável, politicamente incorrecto mas legalmente certo.

Também aqui, segundo o meu julgamento, isto se passou. É éticamente incorrecto que a mulher do Primeiro Ministro faça negócios com o Estado. É politicamente errado que isso aconteça mas na realidade a proposta que ela fez, foi a mais alta, foi por um valor que estava dentro dos parâmetros do mercado e não se pode por um lado vir dizer que o Banco da Tailândia é independente e por outro que um fundo por si controlado é dependente.

Mas a justiça tem sido sempre pouco clara nas decisões tomada ultimamente. Neste caso Thaksin foi condenado pelo facto de fazer negócios com o estado e a sua mulher absolvida. Na realidade nada fez. Esta sentença vai de algum modo beneficiar o pedido de asilo político de Thaksin. Não é condenado por nenhum facto criminal e a decisão toma todos os contornos políticos.

O PAD reivindicou imediatamente vitória.

Veremos agora possíveis desenvolvimentos

Sem comentários: