terça-feira, 10 de junho de 2008

Segundo dia


Depois de sair de Ubon, mas ainda nesta província, a maior da Tailândia, segui em direcção a Khon Chiam, o local onde os Rios Mun e Kong se juntam e forma um só.

Nós conhecemos o rio por Mekong mas na realidade o nome dele é Kong,visto que Mae ( lê-se mé ) significa exactamente Rio. Os locais dizem que os rios tem duas cores e, com um bocado de jeito, pode-se ver que o Mun é mais verde do que o Kong mas na realidade estão ambos com tanta lama que ficam muito mais amarelados da terra do que azuis e verdes do céu e da vegetação.

De qualquer modo é um local bastante aprazível e bonito de se apreciar.

O Mekong, chamemos-lhe assim, é um rio de grande importância para toda a região e banha actualmente 6 países passando desde a nascente na China por Burma, Laos, Tailândia, Cambodja e Vietname onde desagua no Mar da China. É uma das principais fontes de vida na região e delimita a fronteira em muitos momentos do seu percurso, por vezes entre três países ao mesmo tempo.

Não sendo um Rio de grande largura, o outro lado está sempre bem visível, é um rio que vem sempre cheio de água, especialmente na época das chuvas, mas nunca apresenta baixos níveis. A sua navegabilidade e abundância em peixe fazem dele não só uma rota de mercadorias mas uma fonte de alimentação durante todo o percurso.

Por outro lado as várias barragens ao longo do percurso, especialmente no Laos são uma fonte de riqueza adicional e fornecem bastante energia na região.


Depois dos"dois rios" fui ver o Parque Natural de Pha Taem onde uma das principais atracções é a cascata da Soie Sawan. Para além da beleza é um excelente exercício para lá chegar visto se ter de andar cerca de mil metros e depois descer aos confins da terra para, aí em baixo, ver a água a cair sobre nós. Claro que o pior é que se tem de subir depois.

Saímos de Pha Taem em direcção á fronteira com o Laos em Chong Mek, onde apesar de um imponente posto fronteiriço vi os locais a atravessarem a fronteira para lá e para cá sem que alguém os interpelasse. Talvez possuíssem algum salvo conduto mas o facto é que não vi. Assim se faz a vida dos mercados fronteiriços e amizades.

Foi aí que tive a surpresa de ver num Tuk Tuk uma toalha com o símbolo da Federação Portuguesa de Futebol e quando pedi ao motorista que me deixasse tirar uma fotografia logo outro disse Potuguete ( que é a forma como se diz aqui Portugal). Fiquei como devem acreditar ridente isto numa altura em que os Tailandeses, á falta da presença da Inglaterra no Euro 2008, e por causa do Ronaldo ( não há nenhum dia em que a foto dele não apareça nos jornais ), dizia, os Tailandeses, apoiam a Nossa Selecção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,enquanto aguardo o teu contacto resolvi ir observar o teu blog e cheguei á conclusão que aproveitaste bem estes dias para conhecer um pouco mais alguns locais nessa região.Espero que tenhas tirado boas fotografias para que possamos ver as maravilhas por onde passates,e tambem para mais tarde poderes aqui em PORTUGAL mostrares aos teus netos
Gostei imenso do hipisodio da bandeira da federação portuguesa e posso dizerte que os portugueses são actualmente mais conhecidos pelos feitos dos seus jogadores como RONALDO e FIGO do que pelos navegadores que passearam por esses sitios
Fico por aqui,aguardamos novas noticias um braco de
G e G