quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pelo Mekong acima


Mais um dia e caminho Mekong acima até Nakhon Phanom outra Província fronteiriça com o Laos ali mesmo do outro lado do rio e de onde se ouvem as vozes e os sons da música.


O Mekong apesar de ser um rio, como já referi, de largura, neste sector que visitei, inferior á existente no Tejo em Lisboa, é berço para peixes de grandes dimensões e fonte de alimentação para milhões de pessoas ao longo do seu percurso.

Nakhon Phanom é uma das cidades que tenho sempre dificuldade em lembrar o nome exacto visto haver aqui na Tailândia cidades, capital de Província, com os nomes quase iguais. Nakhon Phanon, Nakhon Pathon, Sakhon Nakhon, Nakhon Sawan, Samut Sakhon, isto porque nakhon é uma das várias palavras usadas para dizer cidade.

Nessa viagem até Nakhon Phanon passamos por Mukhdahan outra das cidades de fronteira e por onde passa a principal estrada que liga a Tailândia com o Vietname através do Laos. Com o nome desta capital de província existe outro cuidado com a pronuncia pois se em vez de correctamente usarmos o n no final usarmos um m estamos a dizer um "aceitável" palavrão. Dificuldades da língua tailandesa.

Neste caminho até Nakhon Phanon utilizamos uma estrada secundaria e para meu espanto no meio dela vejo uma procissão católica. Aliás no dia seguinte, também perto de Nakhon, passei por duas igrejas e por um seminário com o nome Fátima. A comunidade católica na Tailândia não é muito grande mas tem algum peso especialmente na capital, agora pouco sabia da presença nesta região. Em Bangkok uma das mais prestigiadas e ricas universidades é a Assumption que é católica.


O principal templo budista, considerado um dos mais importantes no país, é o existente em That Phanom e que para além da sua beleza tem a característica de o Chedi ou Pagoda ter dimensões invulgares e uma forma algo diferente do normal. Este Chedi alberga relíquias de Lord Buddha.

O Wat aloja um número muito grande de monges e atrai sempre muitos visitantes de todo o país e do Laos para rezarem, fazerem o wian, as voltas tradicionais que são feitas em redor do Ubosod ou mais correntemente Bod o edifício principal num templo.

Sem comentários: