sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia de Calma


Hoje é um dia de calma em Bangkok.

O Ministro da Presidência Jakrapob Penkair demitiu-se, segundo ele para salvar o Primeiro Ministro e o Governo, e irá defender-se no caso de lese majeste de que vai ser acusado. A moção para a revisão constitucional deixou de ter efeito visto um largo número de subscritores ter retirado o seu nome da lista de apoio e a moção ter descido abaixo do numero mínimo requerido de 126 deputados.

O CEMGFA veio novamente dizer que não há razão para haver um golpe de estado e tudo parece acalmar mas como sempre em politica e muito mais em ambientes militarizados, a calma é temporária e frágil.

Este recuo por parte do Governo, é, na minha opinião, uma forma de desmobilizar o PAD e já há muitas vozes indirectamente a solicitar isso. Desta forma o PAD fica com o ónus de destabilizar o país se continuar com a sua manifestação.

Entretanto enquanto escrevia esta nota recebi solicitação para averiguar sobre fortes rumores de que havia movimentação de tropas. Após três telefonemas ainda nada se sabe concretamente mas ao contrario do titulo afinal parece que o ambiente não é assim tão calmo. O que se sabe de concreto é que os altos comandos militares estão reunidos o que, também no meu entender é um sinal positivo. Nunca que eu saiba um golpe aconteceu quando todos os Comandos estão reunidos.

O inesperado Bangkok na Amazing Thailand

Sem comentários: