domingo, 25 de maio de 2008

Visitar a Tailândia - Bangkok



Muitas pessoas perguntam-me opiniões sobre férias na Tailândia e tenho constatado que o conhecimento que têm é sempre limitado ao tradicional. Bangkok - Phuket - Samui.

Bangkok claro que é obrigatório não só porque é o ponto de entrada principal no país mas por que é a capital e uma das cidades mais vibrantes da Ásia e por certo do mundo. Costuma-se dizer que Nova Yorque é a cidade que nunca dorme mas eu penso que Bangkok ( ou melhor Krung Thep Maha Nakon ) é que é a verdadeira cidade que nunca dorme.

A contagem das horas em tailandês tem a ver com o nascer e pôr do sol mas em boa verdade para a vida da cidade, incluindo o negócio o sol nunca se põe nem se levanta.

Imensos negócios estão abertos 24 horas e os mercados de rua, uma das principais atracções de Bangkok e um aspecto que diferencia esta cidade de outras grandes metrópoles no mundo, estão, também, abertos sem parar.

O mais significativo é o mercado das flores, Pak Klong Talat um dos pontos a visitar em Bangkok e onde se podem comprar braçadas de flores por preços que para nós são ridiculamente baratos ( nunca se deve dizer isto mas é verdade ). Outro é o Jatujak Market, também conhecido por JJ ou Weekend Market, isto porque só está aberto durante o fim de semana. Embora se esteja a tornar numa atracão turística ainda é um mercado a não perder e onde se pode encontrar tudo. Tenho um amigo meu que fez a sua tese de Doutoramento sobre o mercado e diz-me que não há nada que não se possa encontrar lá, mesmo o impensável. É só procurar, perguntar e, claro, pagar.

Outro mercado muito interessante é o Suan Lum Night Bazzar mas que infelizmente está condenado a desaparecer visto ter sido vendido, há já dois anos, a um grupo que por certo irá desenvolver um grande projecto imobiliário já que se trata de um dos maiores terrenos no verdadeiro coração da Cidade. Contudo os actuais ocupantes não parecem muito decididos a sair. Houve uma intimidação de que quem não sair irá para a cadeia mas até hoje não conheço ninguém que tenha lá ido parar. É um mercado onde se encontram muitas pequenas lojas com produtos provenientes de design próprio de estudantes que assim exercitam a sua arte e ganham algum dinheiro.

Outro ainda para shopaholics é o Phatunam Centre onde se abastecem de roupa os bangkokianos com menores rendimentos da classe média. Mas há mercados para tudo. Eléctronica, segunda mão, produtos chineses incluindo ervas medicinais, falsificações, reproduções, etc

Para além disso há os tradicionais Centros Comerciais que em Bangkok, como Hong Kong e Singapura são verdadeiras catedrais do consumo em nada comparáveis com o que se vê em Portugal. Dêm só uma vista de olhos ao Siam Paragon.

Mas Bangkok não é só fernesin citadino e mercados. Há também a parte histórica embora Bangkok seja uma cidade bastante recente com somente cerca de 200 anos.

Os monumentos principais, numa civilização como esta, são, naturalmente, os templos ( Wat ) e os palácios. O principal dos templos é o Wat Phra Kaew, ou templo do Buddha Esmeralda, adjacente ao Grande Palace e na zona mais antiga da cidade, Ranatakhosin. É a atração turística mais visitada da cidade e na realidade de uma beleza extraordinária. Outro templo, este não muito visitado, mas também de enorme beleza é o Wat Benchamabophit que foi feito com os restos do mármore italiano que sobrou da construção do Palácio Ananta Samakhon, o palácio onde os Reis receberam, por altura das comemorações dos 60 anos de reinado de Rama IX, em 9 de Junho de 2007, todas as cabeças coroadas das 25 casas reais que estiveram presentes.

Ainda no que respeita os templos não se pode deixar de mencionar o Wat Traimit cuja grande atracção é uma imagem de Buddha com 5,5 toneladas de ouro que durante séculos passou despercebida porque estava coberta de gesso.

Não podem deixar ainda de ser mencionados o Wat Bowoniwet, pela sua história visto todos os Reis da presente dinastia, à excepção de Rama VIII, terem lá feito votos, o Wat Po, o templo do Buddha reclinado com a maior imagem de Buddha deitado do Mundo, o Wat Arum, templo da madrugada que como o Wat Rankhang ficam do outro lado do rio, em Thonburi.

Noutra ocasião falarei dos palácios outra das atracções desta cidade

Sem comentários: