sexta-feira, 23 de maio de 2008

Política á Tailandesa


No passado dia 29 de Agosto de 2007, Jakrapob Penkair proferiu um discurso no Foreign Correspondents Club of Thailand ( FCCT ) que é hoje em dia o ponto fulcral da política local e dá asas a todos os rumores incluindo, como não podia deixar de ser o de um novo golpe de Estado.

Nessa altura Jakrapob estava a começar a campanha para as eleições de 23 de Dezembro.

Tinha sido até á data um fiel seguidor do antigo Primeiro Ministro, Thaksin Shinawatra e liderado um movimento organizado durante o período em que vigorou o regime saído do golpe de Estado de 19 de Setembro de 2006. Esse movimento teve como ponto mais saliente da sua actuação uma manifestação junto da casa do General Prem Tisunalonda, Presidente do Conselho Privado do Rei, e acusado, por esse movimento, de ter sido o instigador, na retaguarda, do golpe que derrubou o regime de Thaksin.

Jakaprob acabou preso por alguns dias mas não deixou a sua militância politica a favor das ideias de Thaksin.

Hoje é Ministro do Presidência e tem entre outros á sua responsabilidade o sector da comunicação social.

A sua relação com o sector não tem sido a mais calma e as constantes batalhas que trava não lhe têm sido favoráveis. Convém realçar que a comunicação social na Tailândia no que respeita a televisão está toda na mão do governo ou militares, ou de forcas próximas. No sector da comunicação social escrita, se bem que independente estão quase que sempre representados os interesses dos grandes grupos económicos, sempre aliados aos grupos políticos ( ver artigo sobre o futebol e a cerveja ).

Vem isto tudo a propósito de que a vida de Jakrapob não tem sido fácil e, como se sabe quem se mete com a comunicação social sai na maioria das vezes perdendo.

No seu discurso de Agosto passado sobre "A Democracia e o sistema de Patronage na Tailândia", referiu a historia politica no país desde a instituição da Monarquia Constitucional em 1932 o facto de ter havido durante esse período, 15 golpes, 18 Constituições e 25 Primeiro Ministros. Esta continuada luta pelo poder, com a interrupção da democracia de tempos a tempos, atrasa o desenvolvimento do sistema de cheques e controlos e uma cultura politica aberta como se pode apreciar nas democracias ocidentais, acrescentava.

Para corrigir isso, para criar um verdadeiro sistema democrático, a revisão de todo o sistema político tailandês deve ser feita. Uma cultura política aberta e transparente baseado no mérito deve ser institucionalizada. Uma nova geração de leaders políticos tem de ser criada, terminou.

Nessa altura ninguém referiu o que quer que seja sobre o seu discurso mas como hoje é um homem acossado pela comunicação social e está no centro de um Governo acossado por muitos, a sua demissão deverá estar já determinada no momento em escrevo isto. Foi inferido de que a sua referencia a Patronage era uma referencia envolvendo a Monarquia na politica o que é inaceitável segundo os costumes locais.

Resolvi escrever este artigo não por simpatizar com o personagem ( não é meu dever ) mas pela similitude, apesar da sua referencia positivas ás democracias ocidentais, com o sistema de Patronage , nos chamamos-lhe caciquismo, que se vive em muitas delas, mormente em Portugal.

Sem comentários: