domingo, 3 de janeiro de 2010

Bom Ano


Ano passado em Saigão, hoje em dia Ho Chi Min City em homenagem ao heroi vietnamita sempre presente na história recente do país.

Cidade vivendo já com poucos traços de um passado de guerra e de lutas em quase todo o século XX, mas cidade de grandes contrastes, caótica no seu trânsito mas com uma muito interessante mistura de valores culturais originais e adquiridos através quer da colonização francesa quer da ocupação americana.

Saigão, e o sul do país, é também, ao contrário de Hanoi, uma cidade com profunda influência da cultura Khmer proveniente fundamentalmente do reino de Angkor e do seu auge nos Séculos X a XII. Phnom Penh é "ao virar da esquina" e sente-se essa presença combojana na cidade. Muitas vezes faz-se a comparação quando na realidade as cidades são diferentes.

As grandes avenidas com largos passeios, tipo "Champs Elysées" da "cidade nova" contrastam com as ruelas pequenas e desalinhadas da "old city" onde vive a maioria dos 8 milhões que hoje em dia se concentram nesta que é a capital económica do país contrastando com a cidade governamental que é a capital Hanoi.

Uma cidade a rever.

Sem comentários: