terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Demissão

Numa atitude pouco comum o Ministro da Saúde Pública, Witthaya Kaewparadai, apresentará a sua demissão do Governo, numa carta a enviar ao PM amanhã, na sequência de ter sido considerado negligente na sua actuação num caso de possível corrupção no seu ministério.

O Ministro, membro do Partido Democrata, disse aceitar a sua responsabilidade política no caso que, após o inquérito levado a efeito, mostrou haver 30 membros do seu ministério envolvidos num esquema fraudolento de compras de productos e equipamentos no âmbito do plano de estímulo da economia conhecido como Thai Khem Kaeng (Tailãndia Forte).

As acusações são essecialmente de empolamento de preços de equipamentos: aparelhos de monitorização cardiológica de 3,5 para 9,2 milhões de bath; equipamento de fluoroscopia digital de 8 para 15 milhões de bath: ventoinhas ultravioletas de 40 para 80 mil bath cada; máquinas de rádioterapia de 19,2 para 27 milhões de bath, etc.

A conduta do Secretário de Estado é também criticada no relatório final, e em termos mais fortes do que o Ministro visto se identificar que pressionou os funcionários para que fosse favorecida a província pela qual foi eleito. Contudo não é conhecida nenhuma reacção deste que terá sido o primeiro a ter conhecimento da decisão do seu Ministro.

Sem comentários: