terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Coincidência?


Wassana Nanuam, a jornalista do Bangkok Post que cobre os assuntos militares escreve hoje um interessante artigo sobre a visita dos altos quadros militar a Si São Theves, a casa do General Prem Tisunalonda, Presidente do Conselho Privado do Rei.

Prem apareceu vestido em uniforme militar. A última vez que foi visto assim vestido foi em Agosto de 2006, um mês antes do golpe que derrubou Thaksin, e quando se empenhou numa série de visitas a unidades militares incentivando os oficiais a cumprirem o seu dever de defender o Rei e a monarquia.

Ontem Prem também incentivou os militares ao mesmo dever e recomendou como um “must read” o artigo publicado no Naew Na por Chirmsak Phinthong, conhecido activista do PAD, que tem por título e conteúdo o facto de, segundo o autor, o país estar à beira de uma guerra civil.

Ontem também Prem foi às escolas do exército sedeadas em Bangkok onde falou aos cadetes sobre os seus deveres e a monarquia.

Prem fez ainda questão de salientar e referir como um exemplo a seguir o trabalho do General Prayuth Chan-ocha, o número dois do exército, "em defesa da monarquia", uma forma aparente de "lhe passar a mão pelo pêlo" quando são conhecidas as divergências deste com o General Piroon Paewpolsong, o número três, e homem muito próximo de Prem. Diz-se que Piroon foi colocado no comando geral do exército para evitar a sucessão de Prayuth após a retirada de Anupong já que Piroon é um ano mais velho.

Parece um remake de 2006 e dos momentos que antecederam o golpe de 19 de Setembro.

Creio bem que o velho General, Prem tem actualmente 89 anos, desta vez está enganado. Não se pode sempre ver a vida pelo passado. Aqueles, como ele, que recusam olhar para a frente, enganam-se muitas vezes nos seus julgamentos.

Só falta agora Anupong vir uma vez mais dizer que não há golpe.

Penso desnecessário pois os tailandeses estão fartos destes tipos de jogos e cada vez mais têm a consciência daquilo que necessitam fazer para assegurar o seu futuro e o do seu país.

Sem comentários: