domingo, 9 de agosto de 2009

O Sol que Não Brilha


O Semanário lisboeta Sol publicou no passado dia 4 e a propósito da queda de um avião da Bangkok Airways, como relatei de imediato, o seguinte:

Tailândia
Pelo menos 10 pessoas perderam a vida 41 ficaram feridas quando um avião comercial da Bangkok Airways chocou contra a torre de controlo do aeroporto da ilha turística de Koh Samui

Não compreendo onde é que a redacção de O Sol foi buscar a fonte para a notícia pois, e apesar da informação não ter sido a mais clara no momento do desastre, o que normalmente sempre acontece, nunca li em nenhuma fonte qualquer referência a 10 mortos nem a 41 feridos. De igual modo a informação de que o avião teria sofrido um incêndio é desmentida fácilmente pelas fotografias que de imediato estiveram disponíveis.

Na realidade houve um morto, o piloto, e sete feridos graves entre os quais o co-piloto que se encontra em estado crítico.

Pouco mais de 3 horas após o desastre VdB publicou a lista dos passageiros e informou da não existência de nomes portugueses afectados.

Fez me lembrar quando anos atrás um respeitável jornal de Lisboa publicou uma crónica sobre o muito bom concerto que um cantor tinha dado na noite anterior numa sala da capital. Acontece que esse concerto tinha sido cancelado por doença do artista.

Assim não se faz informação. O que se "atira cá para fora" é disinformação e quem sofre é quem lê que ainda quer acreditar naquilo que os meios de comunicação nos trazem.

Para agravar a questão, enviei ao Director do Semanário um email. Sem resposta!


Sem comentários: