quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Dia da Mãe

Hoje, dia 12 de Agosto celebra-se por todo o país o dia da mãe no dia do aniversário da Rainha Sirikit a mãe de todos os tailandeses, assim é entendido. Da mesma forma o dia do aniversário do Rei, a 5 de Dezembro, é o dia do pai.

Para além dos festejos oficiais onde a Rainha esteve presente (o Rei quedou-se por Hua Hin, a sua habitual residência) e que se desenrolaram durante todo o dia, os tailandeses aproveitam o feriado para aquilo que é considerado o grande dia da família.

Mais do que qualquer outro este é o dia em que as famílias se reunem à volta da figura da mãe, saindo, passeando e acabando quase sempre a comerem fora. A mãe é a figura pivotal da família tailandesa como acontece um pouco pela Ásia toda.

Estive no parque de Phutthamonthon, parque que foi construído para celebrar a chegada ao meio do ciclo de vida budista de 5.000 anos. É um imenso e belo parque na província de Nakhon Pathom onde estavam literalmente milhares e milhares de pessoas fazendo as suas orações, passeando, fazendo piqueniques, enfim disfrutando da beleza do parque e também da beleza do dia que esteve, quente mas bonito.

Sem comentários: