quinta-feira, 12 de março de 2009

O PAD Abre a Boca


Alguém me dizia outro dia que os nossos amigos são os nossos piores inimigos, e pelos vistos o oposto pode muito bem ser também verdade.

Sondhi Limthongkul, lider do PAD e homem dos meios de comunicação social, resolveu "abrir a boca" e falar sobre como que foi formado o governo de Abhisit para além de outras interessantes considerações sobre "quem manda" na política neste país.

Recordemos que Sondhi, era bastante próximo de Thaksin até ao dia em que este último resolveu querer ganhar muito mais do que o primeiro e o deixou de mãos a abanar, o que é uma força de expressão para quem ainda controla um grupo na comunicação social com um jornal e uma televisão. A partir desse momento resolveu transformar-se em político com o único objectivo, conseguido, de deitar abaixo o seu antigo sócio em muitos empreendimentos.

Com aquilo que agora vem a lume dizer, aqui transcrito, Sondhi ateou de novo a frente da política tailandesa fortemente.

Em resumo o agora guru transformado em feiticeiro, diz que "os militares e os velhos burocratas fizeram a coligação no poder" para mais à frente dizer que "quem quiser sobreviver em política neste país não pode desprezar o poder dos militares porque estes são o principal instrumento do poder". Avança dizendo que o futuro da política está nas mãos dos Generais Anupong e Prawit, actual Ministro da Defesa, e que será sempre dominado pela compra, agora mais barata, de votos.

Para acabar com a loiça que ainda restava Sondhi afirma que o todo poderoso Vichai Raksriasorn, Presidente do Grupo King Power é a pessoa que paga mensalmente 100.000 bath ( cerca de 2.200 €) a cada Deputado dos Democratas para os manter fieis ao Partido.

Termina afirmando que este Governo "pertence ao King Power e é por isso que Nevin está sempre por essas bandas (numa referência a um dos hotéis do grupo onde Nevin costuma montar o seu quartel general)"

Quanto aos Democratas alerta Abhisit, que acusa de nada fazer, para o facto de não pensar em ganhar as próximas eleições visto o poder estar a mudar-se para as mãos de Nevin e do "seu" Bhumjai Party que facilmente controlarão a maioria dos votos nas principais províncias do nordeste, onde normalmente se decidem as eleições.

Para quem tanta vez visitou o acampamento do PAD e sempre se mostrou próximo dos seus objectivos que o ajudariam a subir ao poder, Abhisit não poderia ter agora encontrado pior inimigo e Thaksin, por outro lado, um inesperado aliado.

É assim a política. Hoje de um lado amanhã contra essa mesma ideia.

Sem comentários: